Nesta semana, São Paulo promoveu a Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral, com o objetivo de conscientizar a sociedade de um problema grave da doença que atinge as pessoas e os animais e pode levar a morte.

Em Dracena, a Prefeitura não realizou nenhum evento para lembrar a data, segundo a Diretoria de Comunicação da municipalidade, o motivo foi para evitar aglomeração.

No ano que passou, segundo o município foram efetuados no Instituto Adolf Lutz 1.583 exames em cães, sendo 563 positivos.  Já neste ano, até 31 julho, foram 345 exames realizados, sendo 94 cães contaminados pela doença.

O médico veterinário chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Caio César Witter Levorato Rampim, explicou que no ano que passou os exames foram feitos em cães dos bairros considerados epidêmicos na cidade, bairros onde há maior número de população animal.

Segundo Rampim, já neste ano está sendo feito no centro da cidade, com isso, a incidência é 90% menos dai para mais, porque na área central quase não há cães, e o trabalho de campo tem que ser feito em todos os domicílios da cidade, sejam residenciais quanto comerciais.

O veterinário ainda pontuou que a pandemia da covid 19 com certeza trouxe uma diminuição nos números deste ano, porque há uma resistência da população com relação a deixar os agentes de controle de zoonoses entrarem nos ambientes e fazerem as coletas de sangue dos animais. “A pandemia está atrapalhando sim”.

Com relação à Semana Estadual da Leishmaniose, ele comentou que a Vigilância Epidemiológica promove trabalhos de conscientização nas escolas, bairros.

Rampim concluiu dizendo que é importante frisar que os agentes de controle de zoonoses estão preparados para fazer o trabalho de campo, com todo cuidado recomendado pelas autoridades de saúde, com o uso de máscaras, álcool em gel, e o contato será com o animal e não com o proprietário. “Seria interessante que o proprietário se conscientizasse que a leishmaniose é uma doença grave e autorizasse os agentes de controle entrar nas casas para fazer a coleta de sangue dos cães, assim seria bem mais fácil”.

A doença em humanos, segundo informou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Karina Akiyama, até o momento, neste ano foram dois casos confirmados de leishmaniose visceral no município, sendo que um deles foi a óbito.

 

FIQUE ATENTO!

Para combater o mosquito palha, que é o transmissor da doença, cabe a cada um manter o quintal sempre limpo e as árvores e folhagens do jardim devem ser sempre podadas bem como o abrigo dos animais devem ser limpos e a sua saúde sempre observada.

Os locais em que o mosquito palha gosta de se desenvolver são locais úmidos e sombreados, pois ali há o acúmulo de matéria orgânica que está em decomposição. Por esse motivo, é fundamental manter os quintais sempre limpos. Além disso, é imprescindível não jogar lixo em terrenos baldios.

É fundamental buscar ajuda quando o seu cão apresentar problemas como: crescimento das unhas, emagrecimento e queda de pelo.

Já os seres humanos, podem apresentar problemas como febre, barriga inchada, perda de peso, falta de apetite, cansaço e fraqueza. Em caso de suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima.