Na avenida Presidente Roosevelt, a cena se repete diariamente: veículos de proprietários e funcionários permanecem o dia todo estacionados defronte seus respectivos locais de trabalho.
Na avenida Presidente Vargas, funcionários de bancos garantem logo cedo, seu espaço diário próximo as agências e só saem no final do expediente. Situações do cotidiano que impedem os consumidores de estacionar no centro, dificultando as vendas do comércio.
A área central da cidade, conta com 600 vagas de estacionamento disponível aos consumidores. Em dias de pico, uma vaga ocupada por oito horas consecutivas, pode tirar a vaga de até 20 consumidores ao dia, segundo estimativa realizada pelo coordenador da extinta Zona Azul de Dracena, Vanderlei Perrout.
“Precisamos deixar claro que não são todos os empresários e funcionários que tem atitudes assim! Muitos respeitam as regras e pensam na coletividade. Mas, o que constatamos é que a ‘maioria’ ocupa as vagas de clientes, deixando pouco espaço para os consumidores estacionarem seus carros”, esclarece o tesoureiro da Associação Comercial e Empresarial de Dracena (ACE), Luciano Gerlim.
Campanha de conscientização
Preocupada com os empresários que sofrem com a falta de vagas para clientes estacionarem seus veículos e irem às compras, a diretoria da ACE Dracena lança uma campanha direcionada a conscientização do uso das vagas de estacionamento principalmente no quadrilátero central da cidade.
Com o título: ‘Doe vaga ao seu cliente!’, a campanha pretende chamar a atenção de empresários, comerciários e bancários mostrando que a falta de empatia com os consumidores dracenenses impacta diretamente nas vendas das lojas e atinge o próprio comerciário, que depende das comissões para incrementar a sua remuneração.
Na campanha, a diretoria da ACE pede para que empresários e colaboradores das empresas locais tenham bom senso na hora de estacionarem seus veículos.
O presidente da ACE, Luis Carlos Scaliante, destaca que a campanha é resultado de diversos pedidos de associados da entidade que demonstram muita insatisfação com a realidade atual da falta de estacionamento, especialmente no centro. “Não temos objetivo de apontar culpados, só estamos sugerindo todos tenham empatia pelos consumidores. Acreditamos que com esta atitude podem colaborar para minimizar o problema atual. Se cada um fizer a sua parte, todos sairemos ganhando. Enquanto entidade, estamos fazendo a nossa parte na defesa de nossos associados e principalmente dos consumidores de Dracena e região. Se está faltando vaga de estacionamento é porque realmente está faltando bom senso de todas as partes”.
O vice-presidente da ACE, Rodrigo Rufino, salienta ainda que diretoria deixa claro, que a responsabilidade não é só do empresário e de seus colaboradores. A entidade vem dialogando com a Prefeitura para acelerar a implantação da Zona Azul, desativada desde o final de março deste ano. “Nossa ideia é que Dracena tenha um sistema de estacionamento rotativo pago, que seja moderno, adequado e, acima de tudo, prático”, conclui.
Trânsito humanizado
A diretoria espera que todos abracem esta campanha com a finalidade de atrair mais consumidores e um trânsito mais humanizado. A campanha terá início neste sábado (22). O material promocional será divulgado nas redes sociais, nos veículos de comunicação (jornal, rádio e sites de notícias), além de serem desenvolvidas outras ações.