As eleições municipais no Brasil foram confirmadas para um domingo, no feriado da Proclamação da república, no dia 15 de novembro deste ano. Graças à pandemia do novo coronavírus, algumas mudanças foram estabelecidas.
A principal delas é que os eleitores que estavam suspensos por não terem o cadastro da biometria regularizada poderão votar normalmente. Outra diferença será na hora que o eleitor irá votar.
De acordo com o Cartório Eleitoral de Dracena, o eleitor não irá assinar a folha de voto, como faz normalmente, da mesma forma que o mesário da seção não irá colocar as mãos nos documentos do eleitor. Tudo isso para evitar o possível contágio do coronavírus.
Em Dracena outra mudança está prevista, mas dessa vez para optimização de seções, não causada pela pandemia. Nas últimas eleições, Dracena organizou 97 seções eleitorais, em 2020 serão noventa.
Perfil do eleitorado
Terão direto a voto 35.206 eleitores na cidade. Em comparação às ultimas eleições municipais, em 2016, houve um crescimento de 870 eleitores na cidade.
A maioria nesta eleição será de eleitoras mulheres. São 18.809 mulheres aptas para votar (53,4%) e 16.377 homens (46,6%) aptos para o voto. Vinte eleitores não informaram a orientação sexual.
Os adultos, entre 45 a 59 anos são maioria, representando 9.316 votantes, 26,4% do eleitorado municipal. A presença de menores de idade aptos para votar ainda é muito baixa na cidade. Apenas 181 pessoas entre 16 e 18 anos estão aptas para o voto.
Confira os gráficos abaixo com os dados dos eleitores da cidade de Dracena: