Se você lava o cabelo pela manhã, antes de ir trabalhar, ou à noite, prestes a dormir, o cuidado com a secagem dos fios pode variar. O que persiste é a dúvida sobre ser melhor secar os cabelos ao vento ou usando o secador.
Secando ao vento
Ao contrário do que muitos podem supor, secar os cabelos ao vento é bastante prejudicial. Isto porque o vento afeta, sobretudo, a cutícula, que é a camada mais externa do fio e age como uma barreira protetora.
O vento também costuma ressecar muito os fios, principalmente se estiverem molhados ou úmidos e, em geral, deixa os cabelos com aspecto arrepiado e causa o temido frizz. Os cabelos secos, cacheados, submetidos a tratamentos químicos prévios, tais como, alisamento, relaxamentos e coloração são os mais atingidos.
O resultado vai trazer vários problemas capilares. Além disso, a umidade no couro cabeludo associada ao vento provoca prejuízos à estrutura do cabelo e também pode acarretar a proliferação de fungos.
Usando secador de cabelo
Já o uso excessivo de secadores normalmente danifica as hastes do cabelo, deixando-o ressecado, poroso, quebradiço e com perda substancial do brilho. Isso se deve às alterações sofridas pelas camadas externas de revestimento dos fios.
Ou seja, qualquer agente térmico que vá ultrapassar a média de 120 graus pode levar a um processo de desidratação do fio, com isso, eles perdem parte da saúde.
O vento muito quente do secador, dentro destes limites, também pode até queimar o couro cabeludo, causando lesões que irão interferir na saúde do couro e ocasionando em transtornos futuros.
Outro fator prejudicial é o aumento da produção de óleo causado pelo calor. É importante ressaltar que, quando os cabelos estão molhados, os fios absorvem toda a água, “inchando” o córtex, isto é, o meio do cabelo, deixando-o frágil. Isto significa que, quanto mais tempo ele ficar úmido, mais quebradiço se tornará.
Mas se possível, o ideal mesmo após a lavagem é secá-los em casa com uma toalha macia e felpuda, fazendo movimentos suaves para remover a água. Evite ainda o atrito, por isso, não torça ou esfregue com força os fios e o couro cabeludo para retirar o excesso de água e não ?abafe? as madeixas com a toalha, um hábito muito comum. (Com informações: minhavida.com)