Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a elevação significativa das temperaturas e a sensação de calor intenso em todo o estado de São Paulo entre quarta-feira (9) e amanhã, 13. Esse calor é decorrente dos ventos que sopram do interior do continente, somados à presença do Sol e à ausência de nuvens.

O destaque fica para as regiões do interior, norte e oeste paulista, nas quais as temperaturas podem chegar até 38º C. A umidade relativa do ar também pode ficar abaixo de 15% no período vespertino em praticamente todas as regiões do estado.

Em razão desse cenário, recomenda-se que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes, umidifiquem o ambiente constantemente, permaneçam em locais protegidos do sol e consumam bastante água.

Com a umidade relativa do ar muito baixa e o calor intenso, o tempo fica propenso para incêndios em cobertura vegetal. A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, atua de forma constante para combater focos de queimadas, principalmente nesse período de seca.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site e seguir as páginas da Defesa Civil Estadual nas redes sociais, além do site SP Alerta para dicas sobre o que fazer antes durante e após um desastre.

PREVISÃO DO TEMPO: DRACENA

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) indica para hoje, 12, temperatura de 13°C a 36°C; domingo, 16°C a 35°C e segunda-feira, 17°C a 36°C.

O índice IUV (ultravioleta) na casa dos 9 é considerado máximo e de altíssimo risco de queimadura se exposto ao sol sem proteção.

A primavera começará no próximo dia 22 e o calor intenso já está deixando muita gente sem sossego.

No início da tarde de ontem, o termômetro na Praça Arthur Pagnozzi marcava 41°C (Vanessa Matsumoto/JR)