A vacinação contra o sarampo, para a população de 20 a 49 anos, foi prorrogada e vai ser realizada até o dia 31 de outubro por todo o Brasil. Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde, registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, apontam que desde o início da vacinação em 16 de março deste ano até o dia 17 de agosto, foram vacinadas 5,29 milhões de pessoas nessa faixa-etária.

Esse número está muito abaixo da estimativa do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, que é de aproximadamente 90 milhões de pessoas. Isso é um fator grave, pois a vacina contra o sarampo é a única forma de prevenção efetiva contra a doença, tanto que essa vacina é uma das que está no calendário de rotina de todo brasileiro.

sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando uma pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas, por isso é considerada uma doença de transmissão rápida e fácil.
De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente da doença, o Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões. A Região Norte apresenta 5 (71,4%) estados com surto, a Região Nordeste 6 (66,7%), a Região Sudeste 3 (75,0%), a Região Sul 3 (100,0%), e a Região Centro- -Oeste 4 (100,0%).

Campanha de vacinação contra o sarampo tem baixa adesão do público em Dracena

Em Dracena, a vacina pode ser encontrada na sala de vacina da Policlínica Municipal, no Bairro São Cristóvão. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 7h às 15h. É importante levar a caderneta de vacinação.

Segundo informou a Saúde municipal, até o momento é baixa a adesão pela vacina, principalmente do público de 30 a 49 anos, cuja vacinação é indiscriminada. Neste público mesmo tendo já tomando 2 doses da vacina é preciso novamente ser imunizado.

Até o dia 10 passado foram imunizadas 1.303 pessoas, sendo na faixa etária de 30 a 34 anos, 305; 35 a 39 anos, 364; 40 a 44, 362; 45 a 49, 272.

A Saúde ainda pontou: “A vacina é gratuita, é dada total publicidade da campanha e mesmo assim a população não comparece”.