Ontem, 15, durante policiamento náutico no Rio Paraná em Panorama, uma equipe da Polícia Militar Ambiental avistou por volta da 1 hora uma embarcação com dois tripulantes praticando a pesca com uso de fisga e iluminação artificial (sealed beam). Quando os policiais se aproximaram para realizar a abordagem, os pescadores jogaram o pescado (um peixe da espécie pintado e 12 peixes da espécie tucunaré) e a fisga no rio, sendo possível reavê-los, pois estavam flutuando na água.

Os pescadores foram identificados como profissionais, informando que estavam pescando para o consumo. Todos os peixes estavam com marcas visíveis de perfuração da fisga. O pintado estava com tamanho inferior ao permitido, com 73 cm de comprimento.

Todos os materiais foram apreendidos e o pescado após laudo veterinário foi destinado a uma instituição de caridade.

Os pescadores profissionais (50 e 58 anos de idade) foram autuados em R$ 1 mil cada por pescar mediante a utilização de métodos não permitidos, de acordo com o art. 36, §1º, inciso ii, da resolução sma-48/14. Providência penal: art. 34, § único, inciso ii da lei federal nº 9605/98. apreensões: treze peixes, sendo 1 da espécie pintado e 12 da espécie tucunaré, totalizando 15 kg; um barco; um motor de popa; uma fisga de metal; um sealed beam; uma bateria.

Peixes estão com marcas de perfuração da fisga e tamanho inferior ao permitido (Cedida/PM Ambiental)