Os meteorologistas indicam mudança de tempo neste final de semana. Uma frente fria deve provocar chuva em todo o estado de São Paulo.

Hoje, 17, a previsão para Dracena é de sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens, com temperaturas indo de 21°C a 40°C.  Na sexta o tempo deverá permanecer de sol intenso.

Já no sábado, a chance de chover em Dracena é de 90% com 5 milímetros, tendo pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura máxima deve chegar aos 36 graus.

No domingo, a possibilidade de chover está em 60%, também com pancadas de chuva à tarde e à noite e temperaturas entre 19°C e 30°C.

A média histórica em 67 anos de medição no município é de 76,3 mm para o mês de setembro. Este mês ainda não houve registros de chuvas.

São Paulo pode ter fumaça e chuva preta nesta semana

Imagens de satélite desta terça-feira, 15 de setembro evidenciaram focos de calor, que é indicativo de queimadas, e diversas pontos do estado de São Paulo. Estes focos aumentaram bastante desde o início de setembro e só no dia 13, pelo monitoramento do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – foram contabilizados 538 focos de calor no estado de São Paulo. No período de 1 a 14 de setembro São Paulo teve 1520 focos de calor, quase o dobro do que foi registrado durante todo o mês de setembro de 2019.

Apesar deste aumento ser expressivo, não dá para comparar com os focos de calor ativos no Pantanal, por exemplo. O bioma como um todo, pelo monitoramento do INPE teve 5.300 focos de calor no período de 1 a 14 de setembro de 2020.

Fumaça pode aumentar sobre SP

Já temos focos de fogo em diversos pontos do estado de São Paulo e a fumaça produzida por estes focos já estão espalhada pelo estado. Porém, durante hoje, 17, a chegada de uma frente fria ao litoral paulista vai mudar o fluxo de ventos no centro-sul do Brasil, direcionando no sentido do Mato Grosso do Sul para São Paulo. Isto vai fazer com que parte da fumaça do Pantanal seja transportada para São Paulo. Assim, podemos esperar por um aumento da fumaça sobre o estado de São Paulo hoje e amanhã, 18, vinda em parte de Mato Grosso do Sul.

O aumento da cobertura de fumaça vai favorecer a maior interação deste material particulado com a luz do sol aumentando a chance de termos aqueles tons alaranjados, avermelhados, muito bonitos no por do sol no estado de São Paulo.

Com o aumento das condições para chuva no fim de semana, com a chegada de uma grande frente fria sobre a Região Sudeste, o efeito da camada de fumaça será menos perceptível. Esta frente fria deve provocar chuva em todo o estado de São Paulo durante o próximo fim de semana, 19 e 20 de setembro.

Risco de chuva negra

Dependendo da quantidade de fumaça que for transportada na quinta ou sexta-feira para o estado de São Paulo, não se poderia descartar a chance de repetição do fenômeno da “chuva negra”, semelhante ao que se viu em algumas cidades do Rio Grande do Sul no fim de semana passada, e também como a cidade de São Paulo registrou no ano passado, no dia 19 de agosto de 2019. (Com informações do Climatempo)