A Ampla, concessionária de energia elétrica que atende à região serrana do Rio, informou hoje (14) que as equipes de manutenção e reparos trabalham sem interrupção para normalizar o abastecimento nas cidades atingidas pelas chuvas do início da semana. Estão sem luz de cerca de 17 mil clientes em Teresópolis, Petrópolis, Areal e São José do Vale do Rio Preto.

Na madrugada de quarta-feira (12), parte da rede foi destruída pelo temporal e por deslizamentos de terra. Cerca de 100 mil pessoas foram afetadas.

A companhia tem seguido as orientações da Defesa Civil das cidades afetadas e informa aos clientes que pode voltar a desligar a energia nas áreas de risco, para evitar acidentes elétricos.

Para facilitar o trabalho da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a Ampla disponibilizou duas torres de iluminação, que ajudaram no resgate de vítimas e na remoção de barreiras. Um gerador também foi cedido à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), que tenta retomar a captação e o abastecimento de água em Teresópolis. A Ampla também doou postes de madeira para reconstrução de uma ponte no bairro de Santa Rita, em Teresópolis.

Equipamentos de geração de energia também foram enviados ao município de São José do Vale do Rio Preto, para não deixar sem luz as unidades de serviços básicos, como hospitais e delegacias. No momento, 500 funcionários da companhia estão mobilizados nas operações.