Neste domingo, 27, é comemorado o Dia Mundial do Turismo. O ramo movimenta hoje cerca de 10% do PIB paulista e sofreu bastante com a pandemia do novo coronavírus. Porém, com a flexibilização instalada no estado, a retomada já está acontecendo.

Luciano Gerlin está a 25 anos trabalhando como agente de viagens em Dracena, ele é grato por viver neste ramo há tanto tempo. “Sou muito feliz em trabalhar e fazer parte deste ramo. Me sinto eternamente grato durante todos estes anos. Sempre digo que se pudesse voltar em outra vida, escolheria ser agente de viagens novamente”, diz o empresário.

Segundo ele, a fase difícil da pandemia está acabando. “Passamos por um momento complicado, mas estamos retomando. No começo da pandemia sofremos muito com as remarcações, alterações de pacote, datas. Mas agora estamos conseguindo preços bons e vantagens para nossos clientes nessa retomada”, informou Gerlin.

Ele contou que já existem muitas pessoas querendo viajar. “O pessoal quer praia, resorts. Muitos já querem viajar agora mesmo. Os hotéis ainda contam com restrições, operação reduzida, mas temos sentido o pessoal querendo viajar. As linhas aéreas saindo de Presidente Prudente  voltaram a operar. Mesmo que com uma viagem por dia, a gente já consegue ampliar o leque de opções para os clientes”, explica.

Elaine Maria Ferrari, proprietária de uma agência de viagens também em Dracena diz que aos poucos tudo está voltando. “Estão nos procurando agora, ninguém aguenta mais ficar em casa. Agora estamos encarando o novo normal e a retomada das viagens já está acontecendo”.

De acordo com ela, algumas atrações estão fechadas, mas a procura por pacotes de viagens seguem acontecendo. “Gramado (RS) não terá apresentações no Natal Luz, então está fechado. Os hotéis estão operando com capacidade reduzida. O nordeste já tem hotéis e resorts abertos. Apesar de muitas pessoas ainda terem receio, há procura de viagens para o ano que vem, na esperança de sair à vacina contra o covid-19, já começou”, explica.