Durante fiscalização às margens do Rio Paraná, ontem, 25, duas equipes da Polícia Militar Ambiental por volta da meia-noite e meia, avistaram uma embarcação com três tripulantes atracando na margem do rio. Foi realizada a aproximação e abordagem, sendo constatado que os pescadores realizaram a pesca subaquática, porque existiam arpões e os envolvidos estavam vestidos com roupas de mergulho, além de peixes capturados no interior da embarcação, totalizando 42 kg de peixes, (8 da espécie pintado, 8 da espécie tucunaré, 1 piau e 1 traíra). Todos os peixes estavam com sinais visíveis de perfuração de arpão e os pescadores assumiram a propriedade dos materiais e pescado confirmando que praticaram a pesca subaquática.

Após mensuração, foi constatado que os pintados mediram 64, 66, 67, 71, 78, 80, 84 e 91 centímetros de comprimento, sendo que de um total de 8 peixes, 7 estavam com tamanhos inferiores aos permitidos.

Também foi apreendido um barco, um motor de popa, dois arbaletes com arpão, duas roupas de mergulho, duas máscaras de mergulho, dois snorkel, dois lastros, duas lanternas e dois pares de nadadeiras, ficando depositados na Base Operacional de Panorama a disposição da Justiça.

O pescado após laudo veterinário foi destinado para o Núcleo de Apoio aos Pacientes com Câncer de Panorama – NAPAC. Os pescadores (30, 44 e 59 anos) foram autuados em R$ 1.540,00 cada por pescar mediante a utilização de métodos não permitidos de acordo com o artigo 36, §1º, inciso II, da Resolução SMA-48/14, totalizando R$ 4.620,00.

Equipe de policiais que atuaram na ocorrência (Cedida/PM Ambiental)