Este mês já está terminando e para quem ainda não sabe é considerado o Setembro Verde, mês de inclusão das pessoas com deficiência e também o de conscientização sobre a importância de ser doador de órgãos.

A Apae de Dracena realiza um belo e importante trabalho de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho.

Em 2008 deu início ao projeto visando incluir essas pessoas no mercado. A diretoria da entidade/escola lembra que o trabalho começou a ser desenvolvido quando duas empresas os procuraram para cumprir a Lei de Cotas 8213/91. Os alunos foram selecionados de acordo com as suas habilidades e as necessidades das empresas. As famílias foram consultadas e orientadas a assumirem um compromisso de parceria entre a APAE de Dracena e o local de trabalho.

Conforme a diretoria, a equipe interdisciplinar de saúde sempre esteve presente em reuniões para esclarecimentos sobre a deficiência e dificuldades que pudessem ser encontradas no desenvolvimento da nova atividade.

Atualmente encontram-se incluídos no mercado de trabalho em Dracena e Junqueirópolis, 13 destinatários na faixa etária de 22 a 49 anos, dentre eles, 3 mulheres e 10 homens. Eles foram matriculados na entidade em sua maioria passando pelos programas existentes na época: Escolaridade e Oficina Terapêutica.

As empresas atuais que contam com integrantes da Apae são a Medral Engenharia Ltda, que tem uma mulher atuando na parte operacional, no setor de bubinagem; a Rede Troyano de Supermercados, com cinco destinatários, nas funções de comerciários, serviços gerais e empacotadores; os Supermercados Ikeda, com dois destinatários, como empacotadores; a Usina Glencane Bio Energia S/A com quatro destinatários, sendo auxiliares de limpeza, auxiliar de almoxarifado e auxiliar de controle e manutenção e a Rede Gonzaga de Ensino Superior, com um destinatário na função de manutenção e conservação.

Mensalmente os destinatários comparecem na entidade para receberem atendimentos especializados de psicologia, terapia ocupacional, serviço social e quando necessário com médico psiquiatra. Ainda são feitas visitas nos locais de trabalho para acompanhar e manter o crescimento do projeto.

A entidade tem como assistente social Mary Tieko O. Nakano; terapeuta ocupacional Jeane J. Pereira Monte e psicóloga Thaisa Cristina G. Silva.

A direção da Apae informa que o objetivo deste projeto é a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência tanto na família quanto na sociedade e, no meio laboral, sua igualdade de oportunidade, independência, autonomia e valorização.

A Apae de Dracena agradece parceiros que depositaram a confiança e credibilidade no trabalho da entidade/escola, valorizando a pessoa com deficiência e seus familiares.

HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Elias e Sônia, casados há 21 anos: história de amor começou na Apae (Cedida Apae)

Um dos exemplos de superação é o Elias Antônio Martins, 46 anos, que foi aluno da Apae e por meio da entidade/escola ingressou no mercado de trabalho. Elias trabalha no Supermercado Ikeda, de Dracena. Como empacotador sempre atende os clientes de maneira simpatia, é prestativo e com o seu carisma já fez muitos amigos.

A história de vida dele tem uma ligação muito forte com a Apae, onde ele recebeu muito aprendizado e encontrou o grande amor da vida dele. Há 21 anos, Elias é casado com a Sônia. Ambos se conheceram na Apae.

Confira essa emocionante história de vida do Elias, com certeza você vai aplaudir. Confira no www.portalregional.net.br