O Código de Defesa do Consumidor completou no último dia 11, 30 anos do início de sua criação no Brasil. O CDC foi quem defendeu amplamente os consumidores neste período e mudou a forma do brasileiro entender dos seus direitos e deveres na hora da compra.
O técnico de atendimento do POCON de Dracena, Guilherme Henrique Avila Moraes é um dos funcionários do PROCON local. Há três anos na função, Moraes conta como é importante a instituição e o CDC na vida de todos.
“Hoje o PROCON e o CDC são vitais. A principal importância em minha opinião, é a garantia dos diretos e deveres dos consumidores. Quando acontece alguma coisa com alguém, no momento da compra ou venda, o CDC garante que aquilo vai assegurar o direto”, disse ele.
De acordo com Moraes, a satisfação é enorme em fazer parte deste processo. “A gente poder auxiliar muitas pessoas e muito gratificante. Muitas vezes as pessoas procuram a gente e não sabem que podem ter tais diretos e deveres. Hoje em dia a gente atende muitos idosos, que às vezes tem pouca instrução. Eles chegam aqui fragilizados, com problemas e queixas na hora de comprar algo. Quando a explica os direitos e eles saem mais felizes e tranquilos é muito bom”, concluiu Moraes
Em Dracena, o meio de reclamações e de orientação para a garantia dos direitos do consumidor é o PROCON. Localizado Av. José Bonifácio, 950, anexado ao CEDRAC.