Ficou decidido em reunião acontecida entre os dirigentes municipais de educação da região que compreende 11 cidades do Polo Dracena e representantes da UNDIME regional, de que as aulas presenciais das escolas municipais continuarão suspensas até o fim do ano de 2020.
De acordo com o diretor de educação de Junqueirópolis e coordenador da UNDIME regional José Henrique Rossi, a decisão foi tomada depois das reuniões acontecidas com os dirigentes municipais de educação integrantes do Gerenciamento de combate a Covid-19, realizadas nos dias 3 quinta-feira, com representantes local e 4 sexta-feira, reunião virtual com equipes da regional, o que ocorreu nas dependências da Divisão de Ensino de Junqueirópolis.
Mesmo a região ter avançado para a fase amarela no combate ao novo coronavírus, as aulas continuarão sendo aplicadas como está de forma remota, com toda assistência para que os alunos não percam o ano letivo de 2020, sendo que será completado o ciclo de reforços evolutível do aprendizado nos dois anos 2020 e 2021.
Rossi adiantou que a decisão foi tomada depois de ser pesquisado a opinião de pais de alunos, dos educadores e estudos técnicos para cada município que inviabilizam a retomada das aulas para este ano, por não haver uma segurança de que os alunos e profissionais da educação não serão contaminados pela Covid-19, o que serve também para as creches municipais que continuarão fechadas a exemplo das escolas.
Aos que necessitarem de aulas de reforço em 2020, será dado toda assistência para recuperação à aqueles com defasagem no aprendizado virtual, proporcionado o prévio acompanhamento dos demais alunos.
Participaram da reunião desta sexta-feira 4 de setembro de 2020, representantes educacionais de Dracena, Junqueirópolis, Flora Rica, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, São João do Pau D’Alho e Tupi Paulista.
Quanto às escolas estaduais e particular as mesmas devem decidir se vão aderir as decisões dos municípios ou seguirão o decreto estadual sobre o retorno das aulas presenciais para o ano letivo de 2020.
Foi deixado claro por José Henrique Rossi, que a Resolução Seduc-SP de número 61 publicada em 31 de agosto e 2020, cabe a cada município decidir por decretar ou não o seu posicionamento quanto o retorno das aulas ou não para todos: escolas municipais, estaduais e particulares.
“Estamos vivendo um momento muito difícil na vida de todos nós, e preocupado com a defasagem na aprendizagem dos alunos no ensino remoto, mas o nosso olhar hoje é de se preservar vidas, pois o aprendizado poderá recuperar, se perdermos vidas não têm como recuperá-las”. (Com informações/Prefeitura de Junqueirópolis)