O dracenense Thiago Mattar de 32 anos vive um grande momento na vida neste ano de 2020 no meio cultural do país. É que o filme ‘Barato de Iacanga’, dirigido por ele foi indicado para concorrer ao troféu Grande Ottelo, o grande prêmio do cinema brasileiro.

Thiago disse, na rádio Liberal FM, que está muito feliz com essa indicação que é uma novidade tendo em vista que é a maior premiação do cinema do Brasil. Ele afirmou que dirigiu e lançou o documentário Barato de Iacanga no ano passado. O documentário retrata os festivais de Aguas Claras, que aconteceu na cidade de Iacanga, nos anos 70 e 80. Este festival de música reunia grandes nomes da música brasileira, entre eles Gilberto Gil, Sandra de Sá e João Gilberto.

Thiago Mattar ressalta que esse documentário foi muito bem e agora está na Netflix, onde muita gente assistiu e comentou. “Estou muito feliz com essa repercussão”, diz Mattar.

O Barato de Iacanga concorre na categoria de voto popular, categoria que o público vai ajudar eleger qual o filme vencedor. Thiago Mattar pede que o pessoal de Dracena e da região votem no Barato de Iacanga. É só entrar no site da Academia Brasileira de Cinema, que é o www.academiabrasileiradecinema.com.br e clicar em voto popular, e votar no Barato de Iacanga.

A votação popular ocorre até o dia 9 de outubro e no dia 10 serão divulgados os vencedores na cerimonia do grande prêmio do cinema brasileiro, que será exibida pela TV Cultura. Por causa da pandemia a cerimonia não terá a presença do público e todos os convidados participam por vídeo.

O cineasta morou em Dracena entre os anos de 2004 e 2005. Thiago Mattar é neto da professora Maria Alice de Pietro, que por muitos anos residiu em Dracena, e filho do casal Joaquim Marques Mattar e Renata Marques de Lima Mattar.

Em Dracena ele fez os programas Cine Music e Atropelando, com o apresentador Alemão na Liberal FM. O ‘Barato de Iacanga’ já foi exibido em vários festivais de cinema do Brasil e também na África, Europa e Ásia. O filme documentário está em exibição no 14º Cineop, que é a mostra de cinema de Ouro Preto, Minas Gerais.