Foram iniciadas a construção das praças de pedágio que irão operar na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) a partir do ano que vem, no trecho sob concessão da Eixo-SP. O Siga Mais identificou duas obras às margens da rodovia, nas alturas dos quilômetros 551 (entre Iacri e Parapuã) e 581 (entre Inúbia Paulista e Lucélia).

Em todo o trecho da SP-294, entre Marília e Panorama, serão sete praças de pedágio. Na Alta Paulista, outras duas serão instaladas ao longo da extensão entre Pacaembu e Tupi Paulista.

 

Obas na SP-294, altura do km 581, entre Inúbia Paulista e Lucélia (Foto: Siga Mais).

 

Canteiro de obras no km 581, entre Inúbia Paulista e Lucélia (Foto: Siga Mais).

 

Equipes trabalham com obras no km 551, entre Iacri e Parapuã (Foto: Siga Mais).

Os dispositivos de cobrança também serão instalados na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), entre Parapuã e Martinópolis, com previsão de duas praças de pedágio, e mais uma na Rodovia Prefeito Homero Severo Lins (SP-284), em Rancharia.

Segundo o edital de concorrência pública internacional vencido pela Eixo-SP, o início de operação das praças de pedágio será um ano após a assinatura do contrato, o que se deu em 15 de maio deste ano (reveja). O início de operação da concessão foi em 4 de junho (reveja). Assim, segundo prevê o edital, até o final do primeiro semestre do ano que vem as praças de pedágio deverão estar em funcionamento.

Tarifas irão variar de R$ 4,63 a R$ 8,87

Os valores no trecho entre Bauru e Panorama variam de R$ 8,87 a R$ 4,63. A informação foi dada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) ao portal Marília Notícia. Veja os valores previstos para tarifa cheia:

SP-294 | km 367 | Bauru: R$ 8,87

SP-294 | km 426 | Marília: R$ 8,00

SP-294 | km 477 | Pompéia: R$ 8,13

SP-294 | km 551 | Iacri: R$ 7,79

SP-294 | km 581 | Lucélia R$ 5,43

SP-294 | km 623 | Junqueirópolis: R$ 6,04

SP-294 | km 668 | Trecho Dracena – Panorama: R$ 4,63

Segundo informou a Artesp ao Marília Notícia, as tarifas cheias poderão sofrer descontos progressivos, de acordo com o número de passagens pelas cabines automáticas de pedágio durante o mês, no mesmo sentido. No ponto mais caro, em Bauru, a tarifa cheia é de R$ 8,87. Para quem usar do pagamento automático pelo sistema Desconto para Usuário Frequente (DUF), no trigésimo dia do mês, por exemplo, a tarifa será de R$ 3,79. O valor diminui a cada dia, dentro do mês. Acesse aqui e veja o detalhamento das tarifas pelo DUF.

 

Fonte: Artesp 

A Artesp explica que essa modalidade de desconto visa atender, principalmente, os munícipes da região que usam as rodovias diariamente. Além do desconto pelo DUF, está previsto desconto de 5% no valor nominal da tarifa para os pagamentos realizados nas cabines automáticas, com tag.

Obras iniciais de manutenção

Ainda de acordo com o edital e cumprindo o contrato de concessão, a Eixo-SP iniciou as obras previstas no Programa Intensivo Inicial (PII), cujas intervenções devem durar um ano, contado partir do início da operação da concessionária. Segundo a Artesp, o PII estabelece uma série de obras para melhorar as condições de segurança e conforto dos usuários e prevê uma série de intervenções imediatas como tapa-buraco, correção de ondulações e trincas, recuperação das sinalizações horizontal e vertical, reforço na sinalização onde for necessário, melhorias, desobstruções e ampliações dos sistemas de drenagem e, ainda, serviços na faixa de domínio como poda de mato e remoção de obstáculos”, informa.

Nesta semana, frentes de trabalho da concessionária foram vistas realizando obras de melhorias na SP-294, no trecho entre Iacri/Parapuã a Lucélia.

Além dessas intervenções iniciais, a Artesp destaca que estão previstas diversas obras de ampliação que serão viabilizadas com a receita dos pedágios em toda a malha concedida, que compreende 1.273 quilômetros de rodovias.

Em especial, na SP 294, estão previstas obras de duplicação da SP-294 entre Marília e Panorama, vias marginais em Dracena e Marilia e o novo desvio em Pompéia, que irá tirar o trânsito rodoviário da a cidade.