Os crimes praticados por estelionatários têm aumentado de proporção, principalmente nesse período de distanciamento social por consequência do Coronavírus. Muitos dos golpistas se passam por funcionários de instituições sérias e chegam a ligar para a vítima, uma vez descobrindo se tratar de pessoa idosa, ele diz que para evitar aglomeração, o banco vai mandar um funcionário apanhar o cartão no endereço. Depois, ele próprio se apresenta como o funcionário. Nesses e em outros golpes, os bandidos tem arrecadado vultuos as somas financeiras e muitas vezes de pessoas humildes que acreditam na boa fé apregoada pelas afiadas lábias dos malandros.
Diariamente, a Polícia Civil recebe denúncias de pessoas que foram abordados, na maioria das vezes por telefone celular onde o interlocutor oferece negócios vantajosos, visando adquirir vantagens de pessoas com menos cautela.
Os golpes aparecem das mais variadas e inusitadas formas, conforme explica o delegado Coordenado da CPJ (Central de Polícia Judiciária) em Presidente Prudente, Dr. Celso Marques Caldeira: “Os principais atos são praticados por telefone celular e principalmente pelo aplicativo de contato WhatsApp, mas também através de clonagens de cartões e sites de vendas. Eles entram em contato com as pessoas e iniciam a conversa e logo, descobre algo como nome, localização, familiares. Em seguida, conseguem através da lábia apurada, outras informações da vítima e clonam seus aplicativos e até mesmo cartões bancários e de crédito” conta o delegado.
Ainda existem outras maneiras também utilizadas pelos bandidos como golpe do bilhete premiado, do falso sequestro, do parente com o carro quebrado, do falso boleto para renegociação de dívidas, falsos fiscais, troca de cartão, compra de carro e até de falso namorado.
Para instruir a população, a investigadora Bárbara Camapum, pesquisou e elaborou uma cartilha onde constam todas as modalidades desses crimes, como são preparados e aplicados contra as vítimas e principalmente e mais importante como evitar ser vítima desses falsários.
A Cartilha Golpe? Tô Fora! Pode ser baixada diretamente do site da Policia Civil. www.policiacivil.sp.gov.br
Ao entrar na página vá para Institucional, depois, artigos onde a cartilha será localizada.