A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia do município de Tupi Paulista/SP, após diligências empreendidas pelo Setor Investigações Gerais, que adotando metodologia de inteligência policial, logrou êxito na identificação de dois autores do crime de estelionato perpetrado contra um idoso 74 anos.
A vítima, embora moradora na cidade Osasco, região metropolitana de São Paulo, detém conta bancária no Banco do Brasil, na cidade de Tupi Paulista. Os criminosos, além de realizarem diversas compras pela plataforma Pagseguro com o cartão de crédito/débito da vítima, totalizando cerca de R$ 8.000,00, também efetuaram saques de sua conta.
A investigação identificou os autores, proprietários da máquina de cartão utilizada nas compras, bem como o indivíduo responsável pelo saque da conta da vítima.
A vítima recebeu ligação telefônica, oriunda de pessoa que se intitulou preposto de central de instituição financeira, informando suposta operação financeira fictícia efetuada em seu nome e induziu-a em erro. A vítima forneceu informações confidenciais de quatro cartões bancários e posteriormente foi enviado um motoboy à casa da vítima, em Osasco-SP, para retirada dos cartões a título de promover os pertinentes bloqueios.