“O problema de abastecimento de água na cidade de Dracena será resolvido até o fim deste ano”, quem garante isso é Fernando Ruiz, presidente da EMDAEP (Empresa de Desenvolvimento de Água, Esgoto e Pavimentação de Dracena).

Após diversas reclamações, principalmente por parte de moradores da região do Jardim das Palmeiras, o presidente da instituição disse que tudo será resolvido até o fim de sua gestão, ao final de 2020.

“Nos lugares mais altos a gente sempre teve esse problema. Já é sabido por nós que falta abastecimento em períodos do dia nestes locais, ressalto que na maioria dos casos a situação acontece nas partes mais altas do bairro”, explicou Ruiz.

De acordo com ele, até o fim de outubro o problema será resolvido. “Realmente tem faltado água nestes locais, mas garanto que até o fim de outubro tudo será sanado. Está sendo concluído um reservatório de água no bairro, que irá acabar com esse problema. Além disso, está em processo de licitação a construção de um poço naquele local que irá abastecer 100 m³ de água por hora”, disse ele, lembrando que a demora para que isso ocorra pode ser causada pelo processo licitatório, que será realizado por envelopes fechados.

Fernando Ruiz diz que essas mudanças nunca aconteceram antes por falta de orçamento da empresa. “A EMDAEP não fazia antes por não ter dinheiro para isso. Agora tem, então estamos fazendo todo esse processo de melhoria no abastecimento”, conta Ruiz.

Sobre o restante da cidade, Ruiz comenta que em seis meses, os problemas irão acabar. “Não tenho pretensão política e essas obras não têm relação com as eleições. Até o fim da minha gestão muita coisa estará resolvida e dentro de seis meses os problemas de abastecimento na cidade também estrão sanados”, afirmou o presidente da EMDAEP.

Por fim, Ruiz lembra que a população também deve fazer sua parte. “As pessoas devem dar sua contribuição. Por lei, cada residência deve ter uma caixa d’água com autonomia de 24 horas, mas muitos não contam com isso. Além disso, as pessoas devem racionalizar o uso da água em suas casas, já que é sabido do problema que existe há anos em Dracena”, concluiu Ruiz.

Problemas em estabelecimentos comerciais

Uma loja de pet-shop localizada no Jardim Vera Cruz, sofreu com a falta de abastecimento de água no final da última semana. Segundo Jackeline Scarpanti, proprietária do local, a água acabou às 12h de sexta-feira e só voltou no dia seguinte.

“Eu deixei de atender diversos pedidos de banhos em animais por causa da falta de água. Isso faz com que a gente deixe de faturar no período em que falta abastecimento”, disse Scarpanti.

Segundo ela, pelo movimento que acontece nas sextas-feiras, é preciso contratar free lancers, porém não houve serviços para elas. “Pago três funcionárias às sextas-feiras, pela falta de água elas acabaram ficando aqui sem ter serviço, já que não era possível atender os pedidos de banhos nos cachorros”, explicou.

De acordo com a proprietária da loja, ela deixou de atender 16 cachorros no período de falta de água.

 

Obras no reservatório

Em nota emitida em rede social na última sexta-feira, 18, a Prefeitura de Dracena disse que o problema de abastecimento está próximo de ser resolvido. Confira a nota oficial na íntegra:

“Problema com abastecimento de água no Jardim das Palmeiras IV está próximo de ser solucionado

A EMDAEP comunica aos moradores do Jardim das Palmeiras IV e bairros adjacentes que um novo reservatório com capacidade para 300 mil litros de água está em construção e será instalado junto ao poço que atende aquela região da cidade.

Com o reservatório já adquirido e que será implantado nas próximas semanas, haverá a correção de falhas no abastecimento dos imóveis. Se necessário, um novo poço será perfurado no futuro e isso depende de estudos que estão sendo realizados pela equipe de trabalho”.