Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

​Em Dracena, conforme informações obtidas através da Delegacia Seccional de Polícia, na área de abrangência da instituição, o primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano que passou mostra que neste 2020 foram 3 registros de suicídios a menos.

Nos seis primeiros meses de 2019, foram 7 suicídios e neste primeiro semestre foram 4. Os números são referentes aos 10 municípios da área da Seccional sendo: Dracena; Junqueirópolis; Monte Castelo; Nova Guataporanga; Ouro Verde; Panorama; Paulicéia; Santa Mercedes; São João do Pau D’ Alho e Tupi Paulista.

Por outro lado, apenas no município de Dracena, nos primeiros semestres dos dois anos, os números se mantiveram iguais, sendo 4 registros de suicídios.

Números de suicídios aumentam em escala mundial

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida, e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás.

O maior índice de pessoas que cometem suicídio no Brasil e no mundo é de jovens entre 15 e 24 anos. Esta é a segunda maior causa de mortes no país, perdendo apenas para acidentes de carro.

Deve-se ter um cuidado maior com pessoas que se isolam, mudam drasticamente seus hábitos, perdem interesse em atividades que costumavam gostar, descuidam de sua aparência, rendem menos em trabalhos e estudos, pois todos esses sintomas alertam que a pessoa precisa de tratamento.

Os motivos do suicídio costumam ser diferentes como: Como depressão, bullying, problemas amorosos ou familiares, traumas emocionais e uso de drogas ou álcool.

Onde se deve buscar ajuda

Nos Centos de Atuação Psicossocial (CAPS), em Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde), em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Socorro, Hospitais ou em casos de emergência se pode optar pelo SAMU 192.

CVV
O Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.  Se você sente que precisa de ajuda ou conhece alguém que necessite, basta ligar no 188. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, disponível 24 horas.