Seguindo a série de entrevistas com os candidatos a prefeitura de Dracena, o Jornal Regional e o Portal regional recebeu ontem em sua redação os candidatos da coligação “Somos Tod@as Dracena”, dos partidos PT e PDT, Célia Brandani e Ulysses Panes.

Principais Propostas

“Na verdade é uma preocupação e uma principal proposta. A principal proposta é a gestão do dinheiro público usando a participação dos munícipes. Formalizar e regularizar os representantes de bairros, para que todos possam, de certa forma, participar das decisões do governo. Não iremos usar o orçamento público para reformar uma praça em um bairro onde a prioridade é ter uma creche. Quem vai definir tudo será a população junto do governo municipal. Não vamos tomar decisões sem antes consultar as pessoas. Queremos que eles os bairros montem associações e participem conosco. Já a principal preocupação é com a pandemia do novo coronavírus. As aulas irão voltar ano que vem, como iremos organizar e planejar esse retorno sem que os alunos tenham riscos de aglomerarem e possibilitar uma nova onda”, disse Brandani.

Para o candidato a vice-prefeito, é momento das pessoas participarem. “Vamos instrumentalizar os bairros. Criar conselhos municipais para que eles façam uma gestão participante ao nosso lado”, disse Panes.

Saúde

“Na área da saúde, pretendemos mapear os bairros utilizando agentes de saúde, como é feito em Junqueirópolis e Tupi Paulista. Nestas cidades a prefeitura sabe corretamente quantas pessoas tem doenças crônicas, controlar corretamente cada pessoa do bairro. Dessa forma, é possível calcular o tamanho do investimento que deve ser feito na compra de remédios, por exemplo. Além disso, esses agentes, que fazem parte do ESF (Estratégia de Saúde da Família) irão gerar empregos na área. Calculo cerca de 60 novas vagas, para um setor onde temos um curso superior em Dracena. Reforço, mapear toda cidade. Hoje é possível fazer isso”, disse Brandani.

Emprego e renda

“Não adianta pensarmos em trazer grandes indústrias se a logística para nossa cidade é complicada. Se fizermos um levantamento histórico, nossos momentos áureos da economia foi com a agricultura, que a base da nossa região. Temos que pensar em coisas possíveis. A ideia é fomentar uma cadeia produtiva. Temos um frigorifico de peixes em Dracena, porém ele busca esses peixes no Paraná. A prefeitura pode muito bem incentivar a população a criar peixes aqui. Isso geraria renda para pequenos agricultores, diminuiria custos de uma empresa já instalada e atrairia investimentos externos para a cidade. Por exemplo, com o couro de uma tilápia é possível fazer diversas coisas, é esses produtores poderiam facilmente vender para industrias o que seria descartado”, disse Brandani.

Para Panes, o comércio deve ser mais atrativo. “A região tem que se sentir atraída para comprar em Dracena. A prefeitura pode ajudar, organizando eventos, shows, programas culturais, para as pessoas da região saírem de suas cidades, participar de um evento cultural e consequentemente comprar no comércio local”, explicou o candidato a vice-prefeito.

Educação

Para Brandani, a falta de vagas nas creches é o principal problema. “Temos necessidade de novas vagas na cidade. A prefeitura já tem a área para a construção de duas creches, uma no Brasilândia e outra no Palmeiras, mas não tem dinheiro. A ideia inicial é deixar estes projetos prontos e buscar apoio financeiro para realizarmos as construções necessárias, trazendo emendas parlamentares”, disse a candidata.

Esporte

“No esporte pensamos na criação de um fundo para fomentar a prática na cidade. Um conselho municipal irá administrar essa verba. Aqui em Dracena temos a equipe de atletismo, que passa dificuldades. Pretendemos auxiliar os atletas da cidade que tragam medalhas em jogos com um Bolsa Atleta”, disse Brandani.

Causa animal

Brandani é militante da causa anima na cidade, disse que existem planos para construção de abrigos na cidade. “Temos que mapear a quantidade de animais na cidade. Já faz dois anos que não temos vacinação contra a raiva por não saberem a quantidade exata de animais para se vacinar. Também queremos limitar o número de animais nas residências.  Queremos construir um gatil e um canil na cidade para abrigar os animais que precisam de ajuda e castrar todos eles”, disse Brandani.

Como espera encontrar a prefeitura?

Acredito que ano que vem a arrecadação será ruim, já que não haverá repasses dos governos estadual e federal. Porém, o auxílio emergência, que trouxe cerca de R$ 30 milhões para Dracena, fez com que as pessoas acertassem impostos atrasados, IPVA, que parte vem para o município, enfim. Até dia 30 de setembro a prefeitura apresentava um superávit de R$ 11 milhões neste ano. Agora será preciso saber gerir este dinheiro”, disse a candidata.

Para Panes, os primeiros anos serão primordiais. “Os próximos dois anos irão dizer muito sobre o futuro, será preciso ter experiência em administração pública, e nós temos”, disse ele.

Mensagem aos eleitores

“Peço que todos analisem bem seus candidatos. Temos nossas redes sociais disponíveis para interações e sugestões das pessoas. Temos o perfil que Dracena precisa”, concluiu a candidata.