Seguindo a série de entrevistas com os candidatos a prefeitura de Dracena, o Jornal Regional e o Portal regional recebeu ontem em sua redação os candidatos da coligação “Unidos Faremos Mais”, dos partidos PODEMOS, PTB, PSB e PV, o atual prefeito e vice-prefeito, Juliano Bertolini e Moisés.

Principais Propostas

“A principal proposta para os próximos quatro anos em Dracena é a de um projeto de instalação de um Parque Industrial na cidade. Será preciso adquirir uma área adequada para isso. Precisamos de estrutura para se adequar nesta área. Nos últimos anos preparamos a saúde, educação e infraestrutura da cidade, agora vamos reservar no orçamento para o ano que vem o valor para a aquisição desta área”, disse Bertolini.

Emprego e renda

“O formato das indústrias que pretendemos implantar na cidade deve ser estudado caso a caso e acoplado ao desenvolvimento da cidade. Hoje Dracena se especializou em três setores: metalurgia, fibra ótica e usinagem. Por isso deve ser estudado caso a caso. Agora é hora de montarmos a estrutura. Já para o comércio local, durante a pandemia já tivemos ações conjuntas que ajudou. Aumentamos prazos de impostos, de dívidas, metas. Houve uma conversação. Até dezembro o Distrito Comercial estará pronto. Já foram instaladas as infraestruturas subterrâneas de galerias e saneamento. Agora serão iniciadas as obras de pavimento, guias e sarjetas. São 38 lotes que estarão disponíveis”, disse o prefeito.

Saúde

“No início a questão da dengue foi antecipada. Muitos esquecem a estrutura feita para dar o suporte necessário. A população da cidade também deve fazer sua parte. Tivemos muitos casos sim, mas o protocolo do Ministério da Saúde permite limitar a divulgação dos casos e não fizemos isso, fomos transparentes. Não houve surto de dengue só aqui em Dracena, o surto foi no Brasil todo. Houveram cidades decretando estado de calamidade por causa da dengue”, disse Bertolini.

“Sobre os pernilongos, efetuamos a limpeza de bueiros, temos uma coleta de lixo eficaz. Além disso, fizemos a aplicação de venenos em pontos históricos, onde sempre tivemos problemas. A administração pública precisa estar junto da população para combater essas endemias”, explicou o prefeito.

Sobre a pandemia do novo coronavírus, Juliano explicou. “A prefeitura adquiriu os equipamento necessários para o enfrentamento da covid-19 e eles continuarão sendo usados pela Santa Casa local. Foram dez leitos de UTI e dez leitos de enfermaria. Após o fim da pandemia, o centro especializado de covid não será mais necessário. Reforçamos o PAM, são 300 atendimentos diários no PAM e a construção do centro de covid foi necessário para evitar o contato de contaminados e suspeitos com pessoas que procuram atendimento em outras enfermidades”, disse o prefeito.

Esporte

“Desde o fim de 2018 e começo de 2019 foram montadas oito escolinhas de oito modalidades diferentes em vários núcleos da cidade. Contratamos professores especializados para desenvolver essas modalidades. Em 2019, 50% dos atletas que representaram Dracena nos Jogos Regionais vieram dessas escolinhas. Montamos uma academia de musculação Douvilho Moura gratuita para a população. A pandemia atrapalhou o que estávamos desenvolvendo, mas garanto que o trabalho seguirá e será ampliado após a pandemia. É um projeto integrado junto às escolas municipais, onde os professores da grade curricular percebem a aptidão e encaminha para as escolinhas”, disse ele.

Educação

“O problema de vagas em creches já foi resolvido por mim neste último mandato. Não só pelo Termo de Ajustamento de Conduta feito pelo Ministério Público. Em 2018 foi inaugurada a creche do Magda Lemos. Foram construídas mais duas salas no Cantiga de Ninar, 60 vagas. Mais duas salas, ou seja, mais 60 vagas na creche Pintando o 7. Ampliamos a EMEI Magda Lemos em mais três salas, mais 90 vagas. Até o fim do ano iremos inaugurar a creche do Santa Clara. Ampliamos 400 vagas em creches da cidade. Não temos mais falta de vagas. Estou bem tranquilo em relação à isso”, disse Bertolini.

A pandemia atrapalhou o mandato?

“Bastante! Tínhamos um planejamento de excelência em obras e orçamento. Tivemos que mudar tudo. O objetivo foi em salvar vidas. Montamos a infraestrutura adequada para aguentar a pandemia, contratamos médicos. Tudo para atender o que fosse preciso e salvar vidas. Temos uma equipe que acompanha os positivados que estão em isolamento domiciliar”, disse sobre a questão da saúde.

“Não podíamos também abandonar o comércio. Tivemos ajuda da população, pois conseguimos passar pela pior fase e continuar desenvolvendo a cidade. Acredito que permitir o comércio delivery manteve o ramo em desenvolvimento na fase mais crítica. Fizemos isso pois tínhamos segurança de que a questão sanitária estava bem estruturada. Em abril fui contra a decisão do governo do estado em nos enquadrar na fase vermelha. Tivemos a decisão correta baseada em números locais e da DRS, o estado obrigou a entrarmos na fase vermelha. Sabíamos o que estávamos fazendo”, disse ele sobre a economia durante a pandemia.

Como entrega a prefeitura?

“Redonda! Com dinheiro em caixa, salário em dia, obras para entregar, obras para iniciar, asfalto para recapear. Diferente do que encontramos em 2017. Hoje a prefeitura está equilibrada, com o orçamento para 2021 pré-estabelecido. Vamos manter o que estamos fazendo. No primeiro ano enfrentamos uma forte chuva de granizo. No segundo uma crise econômica nacional, agora a pandemia. Durante este período tivemos três presidentes e três governadores, o que atrapalha o poder executivo como um todo. Precisamos lembrar isso. Hoje Dracena é um canteiro de obras. Instalamos LED nas principais avenidas e iremos levar para todas as regiões da cidade. Há muito não se via isso por aqui”, disse ele.

Como espera ser os próximos quatro anos caso eleito?

“Manter o desenvolvimento. Já sabemos que será um ano difícil e iremos enfrentar de peito aberto. Tem que ter capacidade, uma equipe experiente, saber onde investir e na hora certa de investir o dinheiro público. Acredito que somos os mais preparados em comparação aos outros candidatos”, concluiu o prefeito.