Amanhã, dia 11, ás 21h30, ao vivo pela TV Cultura, será exibida cerimônia que vai indicar os melhores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, um dos maiores do país.

Na categoria por votação popular está o documentário “O Barato de Iacanga”, do diretor Thiago Mattar, 32, que é dracenense. O documentário de Thiago conta as histórias dos festivais de Agua Claras que aconteceram no município de Iacanga (SP), nos anos de 70 e 80 e que reuniu grandes nomes da música popular brasileira como Gilberto Gil, Ernesto Paschoal, Sandra de Sá, João Gilberto.

Thiago Mattar disse que o documentário dele está na Netflix e muita gente que assistiu tem feito comentários positivos, por isso está feliz com a repercussão. O Barato de Iacanga concorre como o melhor documentário na categoria de voto popular, onde o público vai eleger o filme vencedor.

Thiago disse na quinta-feira ao JR que não daria para dizer como estava a votação. Neste ano de 2020 o Barato de Iacanga não viajou em festivais pelo mundo, mas em 2019 passou em grandes festivais de cinema no Brasil e da África, Europa e Ásia. A cerimônia de amanhã não terá plateia por causa da pandemia e os convidados participam por vídeo.

As votações terminam neste sábado e podem ser site www.cademiadecinemabrasileiro.com.br, clicando voto popular e digitar o e-mail de quem está votando.