A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Educação informa que a no período de 19 a 28 de outubro/2020 estarão abertas as matrículas para Pré I (alunos que completarão 4 anos até 31/03/2021) e Pré II (alunos que completarão 5 anos até 31/03/2021), nas sedes das Unidades Escolares EMEFI Guilherme Tammerik (Bairro Jardim Brasilândia), EMEFI Ver. João Milan Barbosa (Bairro Emílio Zanata), EMEFI João Vendramini (Centro), EMEFI Profa. Luiza Rossa Ribeiro (Bairro São Francisco), EMEFI Moacir Simardi (Bairro Metrópole), EMEFI  Ottília Braz Noguerol (Bairro Palmeiras II), EMEFI Waldomiro Machado (Bairro Vila Barros), EMEI Criança Feliz (Distrito de Jaciporã) e EMEI Arco-Íris (Distrito de Jamaica).

Cabe destacar que é OBRIGATÓRIO os pais matricularem as crianças na pré-escola, pois trata-se da Educação Básica. De acordo com o artigo 4º da Deliberação 166/2019 do Conselho Estadual de Educação, as crianças que até a data da publicação desta Deliberação, já estiverem matriculadas e frequentando a Pré-Escola ou o Ensino Fundamental terão a sua vaga garantida, sem interrupção, mesmo que a data de nascimento seja depois do dia 31 de março, considerando seus direitos de continuidade e prosseguimento nos estudos.

As vagas NÃO serão ofertadas por ordem de chegada dos pais e/ou responsáveis e a unidade escolar seguirá critério de setorização, dessa forma, como nos anos anteriores, não haverá filas. A setorização refere-se à matrícula na escola mais próxima da residência. Na realização da matrícula deverá ser indicado o período desejado, porém se a quantidade de alunos exceder ao número de vagas do período desejado, será realizado um sorteio com a presença de todos os interessados, gestores e Conselho de Escola, considerando que é dever do setor público o oferecimento da vaga e não opção por período.

Para efetuar a matrícula é preciso que seja apresentado na secretaria da escola: – cópia da Certidão de Nascimento da criança; – cópia do RG, caso o aluno possua; – cópia do CPF, caso o aluno possua; – cópia do cartão do SUS do aluno; – comprovante de vacinação fornecido pelo Setor de Vacina – Policlínica; – cópia do RG dos pais e/ou responsável; cópia do CPF dos pais e/ou responsável; – 01 (uma) foto 3×4 da criança e cópia do comprovante de residência em nome dos pais e/ou responsável.

A Secretária de Educação de Dracena, Professora Vanessa Redígolo Castilho, ressalta que “o trabalho desenvolvido nas unidades escolares municipais, mesmo no cenário pandêmico, vem sendo feito com qualidade e dedicação. Os gestores e docentes receberam diversas formações se adequando ao ensino remoto. A participação da família e responsáveis foi primordial nesse momento de adequação. A equipe escolar e a Secretaria Municipal de Educação desejam a todos um ótimo bimestre escolar”.