Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Dracena está promovendo a vacinação contra poliomielite e multivacinação em nossa cidade, mas já estamos na metade da Campanha e a procura por vacinas está baixa.

Contra a pólio, voltada para crianças de 1 a 4 anos, foram 156 vacinas (8,6%) até o momento. Para atualização de carteirinha de vacinação, foram 10 comparecimentos e 01 criança recebeu vacinas em atraso, dentre o grupo de menores de 1 ano. Já em crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, foram 102 comparecimentos e 69 receberam vacinas em atraso.

Aproveite que estamos em época de matrícula/rematrícula escolar, quando é preciso apresentar para a escola um comprovante de vacinação das crianças e adolescentes emitido pela Secretaria de Saúde, e procure a Sala de Vacina de nossa cidade.

Neste sábado, dia 17, também haverá o Dia ‘D’ da Campanha de Multivacinação. As vacinas estarão disponíveis nas seguintes Unidades de Saúde:

  • ESF do Jardim Brasilândia: das 08h às 16h30
  • UBS Eduards Ligeris (Jardim Santa Clara): das 08h às 16h30
  • Policlínica (Bairro São Cristóvão): 08h às 16h30

É muito importante levar a Caderneta de Vacinação e o Cartão Nacional do SUS.

A enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica de Dracena, Karina Akiyama, cita que algumas doenças que eram consideradas erradicadas, dentre elas o sarampo, a febre amarela e a rubéola reapareceram no Brasil recentemente.

“Todas essas doenças são causadas por vírus e podem ser contraídas facilmente caso o organismo não esteja protegido corretamente. Por isso existe a necessidade de ressaltar a importância das vacinas e de realizar a prevenção por completo, pois as a imunização através das vacinas é extremamente necessária”, ressalta.

A enfermeira ainda explica que a vacina é uma forma preventiva de evitar doenças infecciosas, ou seja, precisa ser administrada antes do aparecimento do problema.

SERVIÇO: A Sala de Vacina fica na Policlínica Municipal (Rua Dom Bosco S/N – Bairro São Cristovão) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h).