Seguindo a série de entrevistas com os candidatos a prefeitura de Dracena, o Jornal regional e o Portal regional recebeu em sua redação os candidatos da coligação “Dracena Merece Muito Mais!”, dos partidos Progessistas, PSDB e PSL, os candidatos a prefeito e vice-prefeito, Kielse Muniz e Mirella Lanzoni.

Principais Propostas

“Nossa visão é que Dracena é a maior empresa que a cidade tem e precisamos gerir ela bem. Como qualquer empresa é preciso gerir recursos pra ela, antes de gastar você tem que ganhar. Primeiro de tudo é preciso enxugar a máquina pública para aliviar orçamento. Também temos o projeto que se chama ‘Vitrine Dracena’. Com a duplicação da SP-294 passaremos a receber cerca de 3 mil veículos na nossa porta todos os dias.

A ideia é levar as empresas e o comercio pra beira da pista, por isso o nome de ‘Vitrine Dracena’, instalar o Distrito Industrial e o Distrito Comercial as margens da pista. Além disso, temos um projeto junto ao Governo Estadual da construção de um mini CEASA/SEAGESP em Dracena. Incentivar a agricultura familiar com subsídios e aproveitar a duplicação da pista. Com isso, gerar renda e construindo um alojamento para cerca de 500 veículos pesados que passarem em nossa região.

Oferecer estrutura de refeitórios, banho e fazer com que essas pessoas que se acomodarem aqui movimentem a economia local, consumindo o nosso combustível, os nossos restaurantes, as nossas oficinas, as nossas auto elétricas, o nosso comercio geral. Tudo isso acoplado ao projeto ‘Vitrine Dracena’.

Pensamos também da incubadora de empresas. O projeto está pronto e tem até o local, no prédio da antiga Poder Frut, um prédio da prefeitura que irá acomodar 40 empresas. Trazer essas pequenas empresas de fundo de quintal da informalidade para a formalidade. Temos parceiros, como a faculdade REGES, oferecendo contador, administrador, serviço jurídico. Teremos o SEBRAE como parceiro, a ACE, a própria prefeitura e Câmara Municipal. Acomodar todos eles durante dois anos, recebendo todo apoio e subsidio de agua, luz e suporte. Ao fim dos dois anos, trocaríamos as 40 empresas e cada um teria capacidade de andar com as próprias pernas e estruturados.

Eu passei por várias incubadoras para conhecer os projetos e sei que dois anos é o tempo suficiente. Para nossa realidade acreditamos que esse é o prazo ideal para o sucesso dela. O retorno viria através de tributos municipais que essas empresas informais passariam a recolher os impostos. Todas esses empresas passariam a existir de verdade e a prefeitura iria arrecadar, o projeto se paga”, disse o candidato.

Reestruturação Fiscal

“Muitas atividades que operam em Dracena estão alocadas em outros municípios e recolhem os impostos de lá. É preciso trazer de volta o que é nosso. O ISS em Dracena é de 5%, em outras cidade é mais baixo. Elas operam aqui, mas pagam imposto de outra cidade.

Minha atividade nós recolhemos 5% aqui, em Pauliceia é 2,5%. Nada impede de você operar aqui e recolher em outros lugares e isso acontece em muitas outras atividades. Replanejamento fiscal, não é só trazer de volta o que é nosso, mas dar possibilidade para empresas, que esses impostos muitas vezes são questões de sobrevivência, dar dignidade pra eles. Além disso, trazer gente de fora pra cá. A gente é a cidade mais viável do que qualquer outra cidade vizinha, nós precisamos dar condição fiscal pra essas empresas. Muitas vezes o que o empresário precisa, não é o terreno em um Distrito Industrial, sem incentivo fiscal, ele não consegue economizar e consequentemente edificar a empresa neste terreno.

É preciso saber e identificar quem precisa mais de um terreno ou quem precisa mais de um incentivo fiscal. No nosso projeto teremos uma mesa de negócios, uma estrutura, um conselho na prefeitura. Nós vamos buscar essas atividades e fazer um trabalho incansável para dar ferramentas para as empresas trabalhar melhor e ter um ganho melhor.

Saúde

“Dengue: Dracena tem mais de 400 terrenos parados e a prefeitura não tem condição de dar manutenção, a própria prefeitura é quem detém o espaço para novos criadouros do mosquito. Primeiro: esses terrenos precisam ser melhores utilizados. Fiscalizar de forma efetiva é possível notar que a prefeitura não vem fazendo um trabalho adequado de nebulização, inclusive, que é necessário ser feito.

É preciso ver diferenças na gestão da saúde e com problemas com a dengue. Além de fazer conscientização da população, nebulização é preciso fazer a limpeza das galerias e botar a mao na massa.

Na rede municipal de saúde nós não temos neurologistas e estamos perdendo vidas. É de extrema urgência a contratação de um médico nessa especialidade. Dracena é uma das cidades com maiores índices de acidentes de transito no Brasil e que levam vidas. Uma vítima muitas vezes chega ao Pronto Socorro, não tem neurologista para salvar essas vidas. É primordial incluir um neurologista plantonista 24 horas.

Também perdemos vidas de crianças por não termos uma UTI neonatal. Uma cidade que tem uma faculdade de medicina e não tem uma UTI neonatal. Nós já perdemos muitas crianças. O plantão de Ginecologista Obstetra tem que ser primordial. A gente não sabe quando a criança vai nascer e às vezes existe urgência. Também a pediatria tem que ser 24 horas e todos os dias o plantão desta especialidade. Não da mais para ficar sem.

Vamos trabalhar muito forte na saúde preventiva, um projeto muito bom, chamado home care, que países desenvolvidos trabalham assim e algumas cidades do Brasil também fazem isso. Vamos fortalecer esse trabalho de home care em todos os bairros”, disse Kielse.

Educação

“O recurso para a educação vem do governo, temos os 25% amparado pela constituição e isso é bastante. Temos dificuldade na construção dos prédios para acomodar crianças em creches. Temos um projeto que todos os loteadores terão que deixar áreas verdes e institucionais. Nós podemos diminuir a área institucional, mas que o empreendedor entregue o prédio edificado. Três loteamentos próximos? Eles nos entregam uma creche. Ele estariam contribuindo para município e não teria prejuízos.

Temos os recursos do FUNDEB, os 25% do orçamento municipal, já verba o suficiente para contratar e estruturar as escolas e creches com professores e equipamentos adequados para os alunos. Temos um projeto interessante, que acredito que Dracena comporta que á a utilização de um tablet para o aluno estudar em casa. Fica mais barato que periodicamente imprimir e entregar apostilas, livros.

Além disso, estimula os pais a estudarem juntos dos filhos. O tablet pode estudar a noite, de dia, fim de semana, acomoda o melhor horário de cada. Isso fará que os pais estejam integrados com os estudos dos filhos. Nós caímos na classificação do IDEB e precisamos de ferramentas para buscar uma boa posição novamente.

A regra é que você estude o mais próximo da sua casa e precisamos corrigir isso. Muitas pessoas atravessam a cidade para estudar. Se conseguirmos essa parceria com os empreendedores solucionaria isso com novas edificações”, explicou o candidato a prefeito.

Esporte e Cultura

“É preciso estruturar os bairros, é possível ter uma evolução do que a cidade precisa. É preciso diversificar modalidades. Criar um conselho com pessoas que praticam os mais diversos esportes. Nesse conselho, colocar diversidade, ver o esporte como um todo, não só uma só frente.

Na cultura a gente fica esperando coisas muito grande, que brilhem os olhos. Só se fala do teatro que foi danificado. A gente consegue fazer a cultura, como o esporte, sem grandes edificações. Temos aqui em Dracena o projeto ‘Gira Mundo’, ele leva várias peças para os bairros, sem precisar de nada de estrutura. Se você ver onde o ‘Gira Mundo’ foi, no assentamento, fizeram 300 pessoas assistirem, sorrirem, gravarem na memoria pra sempre aquela alegria. Mas quando acabou, desmontaram e foram embora, ali não existe mais nada sendo feito ”, disse o candidato.

“A gente tem que ver a sociedade como um todo, como o corpo humano. Uma coisa está ligada a outra, o esporte se associa a cultura, lazer, educação. A sociedade precisa ser tratada como deve e como um todo”, disse Mirella.