A Pousada Bom Samaritano divulgou, na última segunda-feira, 26, uma nota para a imprensa explicando o motivo de ter realizado a devolução espontânea de diversos animais silvestres que eram mantidos em cativeiro na unidade.

De acordo com o comunicado, a falta de recursos financeiros para a manutenção destes animais na pousada foi um dos motivos para a devolução. A nota diz:

“De pronto teríamos que fazer investimentos consideráveis para adequação das instalações (alojamento dos animais) e teríamos que contratar os serviços de um médico veterinário e um biólogo, lembrando que temos recursos financeiros restritos e despesas como estas não estão no escopo e não cumprem os objetivos dessa instituição.”

Na mesma nota de esclarecimento, a pousada explica que é preciso um cadastro prévio para a manutenção destes animais em cativeiro configuram um crime na legislação que protege a fauna brasileira.

“Do ponto de vista LEGAL a falta deste cadastro pela POUSADA e a continuidade da manutenção dos animais silvestre em cativeiro ofende a legislação brasileira que tipifica esta atividade como CRIME “por ter em cativeiro ou depósito animais da fauna silvestre sem licença”, cuja penalidade é a detenção de seis meses a um ano e a multa administrativa de R$ 500,00 por indivíduo. Vide Lei 9.605/98 Art. 29, §1º, item III e Resolução SMA 48/2014, Art. 25, §3º, item III.”