Estimativas da Associação Brasileira do Trabalho Temporário indicam que o mesmo será responsável pela geração de 400 mil vagas de outubro a dezembro deste ano, em todo o Brasil.

São vagas abertas, por exemplo, em estabelecimentos que, por  não serem prestadores de serviços essenciais, fecharam as suas portas durante a rígida fase vermelha do Plano São Paulo, e tiveram, em alguns casos, reaberturas gradativas nas faixas laranja e amarela. Supermercados, mercados e farmácias, ou seja, lojas com serviços essenciais permaneceram abertas.

Ao comentar esse cenário, Luiz Carlos Motta, Presidente da Fecomerciários, Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo e da CNTC, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, mostra-se otimista.

Motta que é Deputado Federal pelo PL/SP, disse que a entrada do Estado de São Paulo na fase verde do Plano de Reabertura Consciente frente à pandemia da Covid-19 (exceto Barretos), por ser menos restritiva, traz otimismo para a retomada da recuperação econômica. Com ela, a tão esperada diminuição no alarmante número de desempregados, hoje em 14 milhões, segundo o IBGE.

Turno de seis horas

A Regulamentação da Categoria Profissional dos Empregados no Comércio permite a admissão da jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos de revezamento, sendo vedada a utilização do mesmo empregado em mais de um turno. Conquista histórica do sindicalismo comerciário brasileiro, a Lei 12.790, também instituiu a jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 semanais.