Com a proximidade do final de ano e ações comerciais – como Single’s Day, Black Friday e Natal -, e diante do acelerado aumento do comércio eletrônico internacional, impulsionado pelas recentes mudanças no padrão de consumo pós-pandemia, os Correios lançam, a partir desta quinta-feira (5), novos conteúdos que visam auxiliar aqueles que realizam compras em sites e marketplaces do exterior.

Um conjunto de vídeos, e-books e posts estarão disponíveis nas redes sociais da empresa, com informações e dicas que irão otimizar a chegada dos produtos comprados em sites internacionais e ainda esclarecer passos importantes sobre rastreamento, pagamento de impostos e o registro do CPF na encomenda importada.

Além disso, uma grande aposta da empresa para melhorar a experiência dos brasileiros em compras online é o serviço Correios Packet. Lançado ano passado, a modalidade de envio conta com a integração tecnológica entre a Receita Federal do Brasil e os vendedores internacionais. Desta forma, é possível reduzir o tempo de entrega da encomenda internacional pela metade. Por meio do serviço, brasileiros estão conseguindo receber os produtos com uma média de 6 dias úteis após a nacionalização da encomenda. A expectativa de crescimento é de 40% no número de objetos postais enviados ao país, este ano.

Para saber mais, acesse o novo e-book sobre importação disponibilizado pelos Correios em https://www.correios.com.br/enviar-e-receber/importacao.

Aumento do e-commerce – Os Correios reforçaram a operação das encomendas internacionais. Com o aumento de capacidade de processamento, a empresa está preparada para uma megaoperação de exportação e importação de encomendas para proporcionar a melhor experiência do cliente com suas compras de final de ano. Para fazer frente à demanda, os Correios estão mobilizando um maior contingente de pessoas para as atividades operacionais, com ativação de novos turnos e aumento das áreas de transferência de carga. Haverá também aporte de capacidade das linhas de transporte nacionais, estaduais e de distribuição, com possibilidade de ativar linhas sazonais, se necessário.

O processo de importação dos Correios tem passado por grande transformação digital. O ganho para todos os envolvidos foi tanto que, em 2020, a empresa ganhou dois prêmios no World Post & Parcel, evento internacional que é considerado o “Oscar” da indústria postal, onde concorrem com vários operadores públicos e privados de todo mundo.

Os Correios são líderes na entrega de encomendas no e-commerce nacional e internacional. É líder no tratamento das remessas fracionadas, distribuindo 97% da carga de encomendas que chegam ao país pelo regime simplificado de importação, conforme Balanço Aduaneiro da Receita Federal. Por dia, são importados em torno de 300 mil objetos pelos Correios.

Minha primeira compra no exterior, o que fazer? – Você sabia que toda compra internacional é uma importação? Ao chegar no Brasil, todas as encomendas são fiscalizadas pela Receita Federal e outros órgãos, antes de entrar formalmente em território nacional. Os Correios só realizam a entrega depois que os objetos são liberados pelos órgãos fiscalizadores.

Uma ferramenta útil à disposição dos destinatários na internet e no aplicativo dos Correios é a plataforma ‘Minhas Importações”. A ferramenta permite ao destinatário acompanhar todo o processo de importação de sua encomenda, associar o CPF ao pacote, interagir com os Correios para complementação das informações exigidas na fiscalização e pagar os tributos e os serviços decorrentes da importação. Uma novidade é que o pagamento agora pode ser feito também pelo app.

No aplicativo, também é possível receber notificações sobre o status da sua encomenda internacional, bem como os avisos de tributações e serviços relacionados à liberação da remessa.  Acompanhe sua encomenda pelo código de rastreamento e atente-se ao pagamento de impostos e serviços de desembaraço aduaneiro para agilizar a entrega.

Saiba mais em: https://www.correios.com.br/enviar-e-receber/importacao/ambiente-minhas-importacoes.