Após um período sem poder realizar aulas práticas em razão da pandemia, os alunos do curso de Medicina da Unifadra voltaram às atividades na Policlínica “Néia Vitti Rejani”, no bairro São Cristóvão, no início do mês de setembro.

A coordenadora de habilidades ambulatoriais da Unifadra na Policlínica, Profa. Esp. Lígia Maria Antunes de Oliveira e Sousa Sinatura, explicou que os preceptores/professores médicos da instituição concluíram as etapas teóricas das aulas para os alunos e agora passam a intensificar os trabalhos nessa unidade de saúde, o que dará a possibilidade de concluir as pendências práticas, pausadas pela pandemia, ainda este ano. “Todos esses médicos da Unifadra estão agora agregando mais nos atendimentos do espaço da Policlínica. Eles estão indo a campo e fazendo consultas a pacientes com o acompanhamento de seus alunos, o que vai acrescentar ainda mais à área da Saúde da nossa cidade”, comentou a Profa. Lígia.

O prédio foi construído para sediar uma UPA (unidade de pronto atendimento) e, a partir da parceria entre a Unifadra/Fundec e a Prefeitura, com o apoio da Câmara Municipal, há mais de um ano abriga a Policlínica com atendimentos multiprofissionais, sendo utilizado também como ambulatório acadêmico da Unifadra.
No local, os médicos e preceptores da Unifadra atuam nas áreas da Dermatologia, com a Esp. Maíra Antunes Sinatura; Alergologia, com a Esp. Vanessa Teixeira Paulino Sasso; Endocrinologia, com a Esp. Ana Elisa Rebeschini De Marchi; Pequenas Cirurgias, com a Ma. Carla Sola Deponte; Psiquiatria, com a Esp. Luisa Helena Souza Maltempi; Diabetes, com Bruna Jardim Pereira Lima.
A coordenadora de habilidades ambulatoriais destacou ainda que, na Unidade Básica de Saúde “Dr. Pedro Bocca Neto”, no bairro Campo Belo, as docentes da Unifadra Esp. Paula Erika Osaki da Fonseca (médica), Esp. Natalia Hosoume (médica) e Ma. Eunice Maria Zangari Nelli (enfermeira) estão fazendo intensificação de coleta de papanicolau.

A coordenadora do curso de Medicina da Unifadra Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu explicou que os alunos da Unifadra acompanham as consultas médicas, desenvolvendo a atividade clínica supervisionada, mantendo o foco na coleta de dados (anamnese), no desenvolvimento de habilidades para a realização do exame físico e nos cuidados com o registro. “Eles também participam da discussão de casos clínicos, das atividades de estudo e do desenvolvimento de projetos. Essas atividades têm por objetivo possibilitar ao estudante de Medicina conduzir de forma adequada uma consulta médica”.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini destacou que essas atividades trazem benefícios mútuos, tanto para os alunos como para a comunidade atendida, que recebe um atendimento médico com ainda mais qualidade.