O prefeito eleito de Dracena no último domingo, 15, André Lemos (PATRIOTAS) visitou a redação do Jornal Regional e Portal Regional na tarde de ontem, 16, para falar de seus projetos e da expectativa para assumir a cadeira do Executivo a partir do dia 1º de janeiro de 2021.

“É um sonho realizado. Não estava nos meus planos no início do ano ser candidato, mas estavam nos planos de Deus. Existem muitas pessoas que preciso agradecer, encheria duas páginas do jornal. Foi uma candidatura contra a máquina e contra mais quatro candidatos. É uma sensação de reconhecimento pelo trabalho, seriedade. A política mudou e abriu espaço para o perfil como o meu. A população quer alguém comprometido, sério, isso me ajudou. Também pelo fator da renovação, os outros candidatos já estiveram na política, e eu represento a renovação”, disse Lemos.

O prefeito eleito disse que vai ser preciso coragem. “Existem muitos temas espinhosos na cidade e terei que ter coragem. A gente vai abalar algumas estruturas pelo bem da cidade. A começar por uma grande reforma administrativa. Elaborar um plano de carreira aos servidores, para as pessoas almejarem uma promoção, um reconhecimento. Uma empresa que os funcionários não almejam ser promovidos não vai pra frente. Na administração precisa ser assim. Esse vai ser o principal legado, os funcionários serão motivados a terem um serviço melhor”, explicou.

Governo de transição

“Ainda não recebi o telefonema do prefeito. Se ele não me procurar irei procurá-lo. Tivemos casos em Dracena de passagem de governos desastrosos, com computadores formatados, nenhuma informação, obras inacabadas e a população pagou muito caro por isso. No primeiro dia de campanha o Juliano me ligou e disse que faria isso caso perdesse a eleição. Ele chegou a me confidenciar que se não fosse ele o prefeito eleito, gostaria que eu ganhasse a eleição. Já estou pensando em pessoas para fazer auditoria para saber como andam as obras na cidade, as licitações e precisamos fazer isso por agora”, explanou Lemos.

Secretarias

Sobre a distribuição dos cargos para as secretarias, André Lemos disse que serão de sua confiança. “Serão pessoas capacitadas para estarem à frente das pastas. O cargo de secretario é muito sério, essa pessoa tem que trabalhar como eu trabalho. Vai ser uma gestão acolhedora e eles irão ter que saber que terão que se enquadrar nisso. Quero resultado e qualidade no serviço. Todos terão prazos para apresentar resultados, o compromisso maior é com a população”, afirmou Lemos.

Participação popular

A participação popular também será vital para os próximos anos. “As pessoas precisam saber como o Executivo trabalha. É preciso estar tudo claro para todos saberem como funciona o andamento da Prefeitura. Terão diversas audiências públicas para as pessoas reclamarem, exigirem e tomar nota do que acontece na Prefeitura. Descobrir problemas dos bairros para rapidamente melhorar a situação do bairro”, ressaltou.

Habitação

A habitação será um tema que o novo prefeito pretende ampliar. “Nos últimos 12 anos foram feitas só 300 moradias que nem foram entregues ainda. A área é para 600 imóveis, teremos que correr atrás para arrecadar recursos e entregar também essas 600 casas. Também quero resolver o problema do Dorival Inocêncio. Não prometi em campanha, mas já descobri a solução mesmo sem prometer nada. Hoje, como prefeito eleito, vou trabalhar muito para entregar essa solução. Vamos licenciar novamente os interessados e vamos fazer prédios da CDHU, para conseguir contemplar mais famílias. Assim a gente consegue 1.000 novas moradias em quatro anos e tivemos 300 em 12 anos”, afirmou Lemos.

Empregos

Sobre geração de empregos, André Lemos disse que pretende terminar o Distrito Industrial Joaquim Martins no primeiro ano de mandato. “Não existe varinha mágica. O principal problema era uma licença da CETESB e é possível resolver até o fim do ano. Precisa concluir logo e quem assumir essa pasta tem que agir rápido para já pensar em construir o próximo. Outra saída é pensar num financiamento para empresas com três tipos de barracões”, contou.

Saúde

André Lemos disse que o programa de Estratégia de Saúde da Família será prioritário em seu governo. “Aqui o atendimento é apenas 11% de atendimento da população, Junqueirópolis atende 100%. Dando certo as ESFs, o gasto com a saúde cai muito e diminui os custos da saúde convencional”, disse ele.

Educação

Quando perguntado sobre a situação dos professores demitidos pela Prefeitura em 2020, André Lemos foi taxativo. “Esse episódio da demissão será uma herança maldita. Todas entraram com ações trabalhistas e vão ganhar. A legislação é clara. O processo de seleção dos professores precisa ser feito esse ano. Caso não seja feito, iremos abrir o processo seletivo, já que precisamos desses professores nas salas de aula”, disse ele.

EMDAEP

O prefeito eleito de Dracena já definiu o novo presidente da EMDAEP, será o vice-prefeito Guido Baggio. “Já havia dito que iria convidá-lo caso ganhasse a eleição e disse que teria que ter a resposta na hora. Ele aceitou, disse que está pronto para assumir a função. Ele é uma pessoa que tem conhecimento da área, trabalha com isso, tem formação em saneamento básico. Dracena tem aganhar muito com ele como presidente da EMDAEP”, explicou.

Setor tributário

“Atualmente a lei do IPTU é muito falha. Dracena teve diversas administrações que deixaram legados ruins, e isso precisa mudar. Existem muitas pessoas que pagam muitos impostos e outras que quase não pagam isso tem que mudar. O FAPEM é um exemplo. Vamos buscar a solução para solucionar esse problema que onera muito o orçamento da cidade. Muitos cargos remunerados por indicação que também custam muito para a Prefeitura”, concluiu.