A equipe de robótica Makernificos 2.0 do Colégio Objetivo de Dracena irá participar da fase

Nacional do TBR (Torneio Brasil de Robótica). A equipe realizou um trabalho de pesquisa com o tema: “Microgreens: Cultivo de hortaliças com curto período de produção visando um controle ambiental que desfavorece pragas”.

Microgreens são plantas tenras e jovens que podem ser de diferentes espécies herbáceas e aromáticas cultivadas em ambiente controlado, possuem curto período de produção, entre 7 a 21 dias após a germinação e seu valor nutricional é significativamente maior se comparado com os vegetais na fase adulta, observando-se concentrações de componentes bioativos como: vitaminas, minerais e antioxidantes.

A equipe desenvolveu o projeto de uma mini-estufa automatizada para a produção de hortaliças microgreens em ambientes fechados e sem a presença da luz do sol, ideal para a produção em casa ou em cozinha de restaurantes. A estufa ocupando um espaço de aproximadamente 1m² e com controle de luz, temperatura, umidade e circulação de ar, proporciona um ambiente desfavorável às pragas e doenças e tem a capacidade de produção de até 20 bandejas de 100g cada de hortaliças.

Este projeto inova a forma de cultivar em casa, faz surgir novos métodos de produção que garantem a otimização do trabalho, do espaço e maior retorno financeiro para pequenos produtores. Proporciona também aos chefes de cozinha um grande destaque ao servir ou decorar pratos com o uso de temperos e hortaliças sempre frescos e saudáveis livre de agrotóxicos, impactando assim desde o produtor rural até o consumidor. Microgreens, pequenos no tamanho e gigantes nos benefícios e no sabor!

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com a equipe Makernificos.