Os radares de controle de velocidade que estavam instalados no decorrer de diversos trechos da SP 294 foram retirados pelo Departamento de Estradas e Rodagem nesta semana.

A reportagem do Jornal Regional e Portal Regional percorreu o trecho da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros para registrar se realmente eles já haviam sido retirados. O radar que estava instalado em frente à COIMMA, no km 646,500, que limitava em 60 km/h a velocidade dos automóveis já não está mais no local. Porém, as placas que alertam a velocidade e a fiscalização eletrônica seguem instaladas. Uma nova placa, com limites de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados já foi instalada.

Já o polêmico radar instalado no km 646, próximo ao ponto de atendimento da concessionária Eixo SP segue instalado no local. Além disso, novas placas ainda não foram colocadas no trecho.  

Em nota, a Eixo SP Concessionária de Rodovias informou que os equipamentos de fiscalização de velocidade foram retirados pelo DER – SP – Departamento de Estradas de Rodagem.

Além disso, a Eixo SP diz que desde o início da concessão, em junho de 2020, a Concessionária iniciou os estudos técnicos para o apontamento de localização de radares no trecho de concessão, antes sob administração do departamento estadual.

O relatório do estudo deverá ser entregue à ARTESP – Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo – até dezembro de 2020 para avaliação e aprovação de localização e definição de prioridades na instalação, como determina o contrato de concessão.

Já o DER informa que os mencionados equipamentos foram retirados da SP 294 após encerramento do contrato que tinha com a prestadora de serviços que operava os radares.