Na terça-feira, 3, durante patrulhamento duas equipes da Polícia Militar Ambiental receberam informações que pessoas desconhecidas estavam caçando capivara com armas de fogo e cachorros no Córrego Rebojo, área rural do município de Estrela do Norte. Segundo o denunciante os indivíduos estavam utilizando dois veículos (um Monza cinza e um Uno vermelho). Diante das informações, os policiais foram ao local e realizaram incursões em áreas de várzea e mata e não localizaram os indivíduos e nem os veículos. Em seguida realizaram patrulhamento pela vicinal que liga Estrela do Norte a Sandovalina e avistaram dois veículos com as mesmas características em uma propriedade rural. De imediato adentraram na propriedade e realizaram breve varredura na área externa e não encontraram nenhuma pessoa. Foram até a residência existente no local, a qual estava aberta e também não havia ninguém. Na área externa da casa encontraram uma mesa e sobre ela duas vasilhas contendo carne de capivara, uma faca e duas chairas. Nesta mesma área externa havia vários rolos de feno e em vistoria localizaram um homem escondido em meio aos fenos com uma faca em punho, sendo verbalizado para soltar a faca. Em seguida foi realizada a abordagem e busca pessoal sendo localizada em seu corpo uma bolsa contendo munições de arma de fogo de calibre 12.
Na calça do envolvido e em nas mãos dele havia manchas de sangue de animal. Foi realizada vistoria em um quartinho ao lado das baias dos cavalos e os policiais localizaram três armas de fogo tipo espingarda, dos calibres 12, 28 e 36, além de 40 cartuchos de calibres 28, 36, 24, frascos com pólvora, chumbo, espoletas e uma fisga de ferro, bem como os documentos pessoais do envolvido que se evadiu.
Dentro do Monza foi encontrada uma rede de nylon de caça e os documentos pessoais do outro infrator (um homem de 52 anos). Já no interior do Uno foi encontrada uma mochila contendo um couro de animal da espécie capivara.
Foi dado voz de prisão em flagrante ao envolvido (um homem de 48 anos) pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental (matar animal silvestre).
A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia de Estrela do Norte, onde a autoridade de plantão tomou ciência dos fatos ratificando a voz de prisão em flagrante, permanecendo o indivíduo a disposição da Justiça.
As armas, munições, rede de caça e demais materiais permaneceram apreendidos pela delegacia, já a carne e couro do animal abatido foram destinados à vala sanitária. Os envolvidos foram autuados por matar animal da fauna silvestre com multa no valor de R$ 500,00 cada.