Homens acima dos 50 anos de idade podem procurar pelas UBS e ESF mais próxima de suas casas e solicitar o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que detecta o câncer de próstata, hiperplasia prostática, prostatite, entre outras patologias. O serviço é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
O exame ocorre no laboratório de análises clínicas da Secretaria de Saúde e também no laboratório da Santa Casa local.
Os pacientes que apresentarem alteração no resultado do exame PSA serão encaminhados ao AME de Dracena, para atendimento com médico especialista em urologia.
Este mês de novembro dedicado a saúde dos homens tem a campanha promovida pela Prefeitura.
Homens com menos de 50 anos devem passar por avalição prévia do médico clínico geral.
90% dos casos de câncer de próstata têm cura no início
Considerada uma doença da terceira idade, o câncer de próstata ocorre em 75% dos casos no mundo a partir de 65 anos de idade. “Entretanto, o seu rastreamento deve ser feito a partir dos 45 anos por todos os homens. Para os pacientes negros ou com histórico familiar da doença, os exames precisam ser realizados a partir dos 40 anos de idade”, recomenda o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).
O oncologista explica que o exame que avalia a quantidade do antígeno prostático específico, conhecido como PSA, faz parte de uma primeira avaliação com o especialista: “O toque retal é outro procedimento, ainda muito estigmatizado pelos homens. Mas é preciso lembrar que o exame é rápido e fundamental para o diagnóstico. Ele permite que o médico perceba se há nódulos ou tecidos endurecidos”.
Ramon de Mello lembra que dificuldade ou urinar mais vezes durante o dia ou à noite podem ser sintomas dessa doença: “É importante ressaltar que alguns pacientes sequer apresentam qualquer mudança na fase inicial. Por isso, a recomendação de exames periódicos como forma de prevenção”.