A pandemia do novo coronavírus parece estar longe do fim na cidade de Dracena. Entre segunda e quarta-feira, foram confirmados mais quarenta casos de covid-19 na cidade.
Em levantamento realizado elo Jornal Regional e Portal Regional, levando em conta números oficiais divulgados pela prefeitura local, é possível notar que após aparente queda de novos casos e certa estabilidade com a baixa de casos, as próximas semanas prometem ser de novos números elevados.
Desde a semana iniciada no dia 14 de setembro e terminando dia 18 de setembro, ou seja, há 74 dias, não era registrada uma semana com quarenta confirmações ou mais da doença. De acordo com o gráfico elaborado a partir dos números oficiais, é possível notar que pela média móvel semanal de novos casos, dia 18 de setembro foi o pico de contágio na cidade.
Naquelas duas semanas, entre os dias, oito e dezoito de setembro foram registrados 162 pessoas que contraíram o vírus. Para ter noção, apesar da semana com novos casos em alta, nos últimos dez dias foram 74 confirmações até quarta-feira.
Na quarta-feira, 25, foram 20 novas confirmações. Até o fechamento desta edição do Jornal Regional, já são 1.200 pessoas contaminadas e 30 óbitos decorrentes da doença.
O aparente aumento de casos diários liga o alerta sobre a necessidade de continuar tendo os cuidados necessários para a não proliferação do vírus. Use álcool em gel para higienizar as mãos, utilize máscara, evite aglomerações e só saia de casa em caso de real necessidade.
Boletim diário da Prefeitura
Anteriormente divulgado até às 17h no Facebook oficial da Prefeitura de Dracena, o boletim diário passou a ser divulgado mais para o fim da noite, chegando até a ser divulgado às 00h. Em alguns dias foi necessário até a cobrança por parte da reportagem para a divulgação do boletim diário antes de ser fechada a edição.
Lembrando que a demora para a publicação do boletim atrapalha o trabalho da imprensa na atualização das informações e dos casos para a população.
Confira o gráfico abaixo que retrata a evolução da covid-19 na cidade de Dracena, utilizando a média móvel de novos casos a cada 7 dias.