O município de Dracena comemora hoje, 8, 75 anos de fundação. Segundo o IBGE, a população estimada neste ano corresponde a 47.043 pessoas; no último censo em 2010, eram 43.258 pessoas.

Dracena, cujo nome nasceu de um concurso lançado pelo seus fundadores, Irio Spinardi, João Vandramini, Virgílio e Florêncio Fioravanti, na cidade de Tupã, significa a designação de uma planta ornamental, da família das liliáceas, com folhas verdes e amarelas.

Em 8 de dezembro de 1945, foi lançada a pedra fundamental, em cerimônia que contou com grande número de interessados, numa gleba de 300 alqueires, adquirida em setembro do mesmo ano.

Planejada a cidade, foi construído um hotel num prédio de dois pavimentos, que constituiu o povoamento, enquanto a gleba era subdividida em pequenas propriedades, proporcionando melhores oportunidades de aquisição.

A construção de moderna estação rodoviária e o maior número de casas trouxe um progresso rápido para Dracena, que em dezembro de 1948 passou a Distrito de Paz e em dezembro de 1953 elevada a município, sendo hoje constituído dos distritos de Jamaica e Jaciporã.

Seu território atualmente abrange as terras entre o rio do Peixe e os ribeirões Cainganga e Nova Palmeira. (fonte IBGE)

 LEGISLATIVO

Amanhã, 9, os vereadores promoverão a sessão solene em comemoração ao aniversário da cidade. O orador oficial será o vereador Milton Polon.

MARCO ZERO

Na Praça dos Estudantes, perto da Igreja Perpétuo Socorro, está instalado o monumento ‘Marco Zero’, de fundação de Dracena. O marco implantado em 1939 pela Divisão Judicial de Procuradoria de Terras era o indício obrigatório do prosseguimento passagem da estrada de ferro e o fim do dorso do espigão Rio do Peixe e Rio Feio. Neste ponto, começava um bloco maciço com cerca de 10 mil alqueires de matas virgens (Fazenda das Marrecas e Fazenda São Manoel) de propriedade de Manoel Miguel do Nascimento. Foram estes os motivos que a Empresa Imobiliária Fioravante, Spinardi & Vendramim Ltda. adquiriu estas terras em agosto de 1945 e fundou a cidade de Dracena (8 de dezembro de 1945).