De acordo as estimativas do Seade, o Produto Interno Bruto – PIB apresentou crescimento em 13 das 16 regiões do Estado de São Paulo no terceiro trimestre de 2020 na comparação com o trimestre imediatamente anterior, já descontados os efeitos sazonais.
Os maiores aumentos foram verificados nas regiões de Campinas (16,4%), Sorocaba (10,0%) e Região Metropolitana de São Paulo (9,1%) – esta última em patamares próximos, mas abaixo do crescimento verificado no Estado no mesmo período (9,4%).
A Região Administrativa de Presidente Prudente
no acumulado de 12 meses, o PIB cresceu 1,4%.
As duas únicas regiões que apresentaram decréscimos são as de Itapeva (-2,6%) e Santos (-0,3%). A região de Marília apresentou estabilidade.
No acumulado de 12 meses, o PIB do Estado diminuiu 0,7%. Nessa mesma base de comparação, ressalta-se a expansão do PIB nas regiões de Franca (8,1%), Barretos (3,0%) e Araçatuba e Marília com os mesmos 2,7%.
O Seade – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados é a agência paulista de estatísticas que há mais de 40 anos coleta, analisa e dissemina dados sobre o Estado de São Paulo.