Como aconteceram em anos anteriores e a nível institucional, no período das festividades de Natal ou do Ano Novo, as pessoas que forem viajar e vai deixar a residência fechada, pode contar com o serviço da Ronda Programada da Polícia Militar em Dracena e na região. Esse serviço é realizado em todas as unidades do interior de São Paulo.
Para ter a ronda programada as pessoas devem comparecer no posto ou na base da Polícia Militar e expor para onde será a viagem e qual o período que vai ficar ausente, além da data de retorno e os dados do solicitante serão coletados em um formulário.
O capitão Marcelo Cavalcante, comandante da 1ª Cia da PM de Dracena que abrange também os municípios de Junqueirópolis e Ouro Verde, disse ao JR que durante a ronda a viatura do setor correspondente durante o serviço de policiamento possa dar uma atenção maior. Segundo o capitão, não será uma atenção exclusiva ou especifica, mas que o policial, sabendo que a residência está desocupada no período da viagem dos moradores, dará uma atenção maior no policiamento.
Marcelo Cavalcante afirmou ainda que ao comparecer na unidade da Polícia Militar para solicitar a ronda programada, a pessoa recebe orientação referente a segurança do imóvel sendo a principal dela de que algum vizinho de confiança ou algum parente faça a limpeza externa pelo menos, recolha a correspondência , não deixar luzes externas acesas, a fim de que não se caracterize o abandono durante as férias e que seja notada a ausência. “Essa atividade é feita com mais enfase o período de férias quando as pessoas vão viajar”, comentou o capitão Cavalcante.