A Prefeitura de Dracena, através do prefeito Juliano Bertolini, convocou entrevista coletiva para falar sobre a falta de leitos exclusivos de covid-19 na cidade. Em tom estarrecedor, o prefeito disse que nos últimos dias a Santa Casa de Dracena interrompeu o diálogo, que, segundo ele, sempre houve durante seu mandato.
“Assustou-me muito a nota enviada pela Santa Casa de Dracena para a imprensa. Até agora não consegui entender o que a nota dizia. Em um momento eles afirmam que não existe capacidade estrutural para novos leitos, mas no final da nota diz que caso alguém arque com os custos eles conseguem fazer. Nos últimos dias não houve diálogo e não consegui entender o motivo disso”, disse Bertolini.
De acordo com ele, verba para a contratação dos serviços da Santa Casa, os municípios têm. “Temos verbas que chegam dos governos estadual e federal. Esses repasses servem justamente para evitar que a situação dos leitos de covid na cidade não fique grave como está no momento”, afirmou Bertolini, ressaltando que ontem, 18, foi o primeiro dia desde o início da pandemia, que a Santa Casa local se encontrava com 100% de ocupação dos leitos de UTI.
O prefeito disse que espera que a Santa Casa informe o município sobre a situação do hospital para a adequação de novos leitos. “Como vou contratar uma entidade prestadora de serviços que anuncia que não consegue me entregar o que precisa para a contratação. Equipamentos e espaço para os novos leitos nós sabemos que tem. A gente tem o dinheiro para a contratação”, ressaltou.
O chefe do executivo municipal também disse que a DRS XI solicitou junto ao município mais dez leitos de enfermaria, que entrarão no sistema cross, onde não há exclusividade. Além disso, uma portaria do Ministério da Saúde também assegura a instalação de mais dez leitos de UTIs na cidade, que estariam disponíveis sem exclusividade de uso para o CISNAP. A expectativa é que a assinatura desta portaria saia até o dia 31 e que na sequência já haja a adequação para os novos leitos.
Segundo Bertolini, os dez leitos de UTI covid no hospital foram financiados pelo CISNAP e que o contrato acaba no próximo dia 31. “Já houve conversas com os prefeitos eleitos para a manutenção deste contrato ou formatação de um novo contrato. Dia 4 de janeiro haverá eleição do novo responsável pelo Consórcio Intermunicipal e os novos prefeitos terão que decidir como serão os próximos passos deste convênio. Vale ressaltar que estes dez leitos pagos pelo CISNAP são exclusivos para os moradores dos municípios”, disse o prefeito.
Bertolini ainda afirmou que existe uma parceria entre as prefeituras de Dracena e Ouro Verde que mantém cinco leitos de enfermaria Cemac (Centro Municipal de Atendimento à Covid). Destes cinco leitos de enfermaria, dois estão atualmente ocupados.