Ontem, 21, diretores da Fundec e representantes da Irmandade da Santa Casa de Dracena assinaram um contrato de colaboração para que o hospital de Dracena seja um campo de internato do curso de Medicina da Unifadra. A assinatura reuniu, no prédio administrativo do hospital, o provedor da Santa Casa Celso Santin, o diretor executivo da Fundec Edson Kai e o diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini.
A utilização da Santa Casa de Dracena, entidade que é referência na DRS-11 de Presidente Prudente, está no projeto pedagógico do curso aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SP), assim como outros hospitais da região.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, lembrou que o planejamento para o internato vem sendo desenvolvido desde o ano passado e se intensificou neste ano, especialmente no segundo semestre, com reuniões que envolveram professores, médicos e representantes legais de ambas as instituições. “Nossa ideia é levar o melhor para os nossos alunos e proporcionar um internato de referência e qualidade”, comentou.
Enio Garbelini, diretor da Unifadra, disse que a Santa Casa de Dracena se mostrou presente em todas as etapas, desde a busca pelo curso de Medicina até a oficialização, nesta data, do contrato de colaboração para a realização do estágio de internato.
O internato na Santa Casa de Dracena deverá contemplar áreas específicas de várias especialidades. Também serão utilizados o PAM e a Policlínica.
Marilda Milanez Morgado de Abreu, coordenadora do curso de Medicina, disse que a data desta celebração é muito importante, pois está sendo oficializada a colaboração entre a Unifadra e a Santa Casa de Dracena para o desenvolvimento do internato. Os estágios serão realizados nas dependências do hospital, onde os alunos acompanharão pacientes internados nas enfermarias e na UTI; pré-operatórios, pós-operatórios e cirurgias; pacientes ambulatoriais e urgência e emergência. Tudo isso em rodízio com o atendimento de consultas na Policlínica.
Ainda de acordo com a coordenadora, todos esses estágios terão a supervisão de professores e preceptores. “A fase de internato é o momento em que o aluno coloca em prática todo o conteúdo que assimilou durante o curso. Por isso, é um complemento fundamental para o desenvolvimento de habilidades para a vida profissional. Estamos otimistas com o andamento dos trabalhos e temos a certeza de que os alunos do curso de Medicina da Unifadra terão um internato de excelência, coroando com êxito o desfecho do curso”, comentou.
Celso Santin, provedor da Santa Casa de Dracena, comentou que é motivo de orgulho receber os alunos do curso de Medicina para o internato da Santa Casa de Dracena e que haverá toda uma integração entre os profissionais que atuam no hospital para atender os alunos neste momento de formação médica.
Ainda está sendo construído o prédio que abrigará a estrutura para a fase de internato do curso de Medicina da Unifadra, o CEAMI – Centro de Estudos Acadêmicos de Medicina para o Internato. Com aproximadamente 435 metros quadrados, contará com auditório para 100 pessoas, biblioteca, salas para estudos de casos, dormitórios e copa.
De acordo com Edson Kai, trata-se de um projeto inédito que oferecerá todas as condições de conforto e funcionalidade para o desenvolvimento prático adequado dos estudantes em uma das fases mais importantes do curso de Medicina, que é o internato em hospitais.