No final de tarde do último domingo, 17, a chuva causou estrago mais uma vez em Dracena. De acordo com o prefeito André Lemos, em um pronunciamento em sua rede social, foram registrados 95 milímetros de chuva apenas no domingo.
Por meio de um vídeo, André Lemos disse que caminhou por ruas da cidade onde os problemas de enchente são corriqueiros. “Estive em diversos pontos da cidade para acompanhar os desdobramentos da forte chuva de domingo. Notei muitos bueiros entupidos. É capaz de notar que isso ocorre por falta de zelo de algumas pessoas com o patrimônio público. Vários bueiros estão entupidos com folhas, que moradores, ao invés de recolher essas folhas que são varridas de suas calcadas, jogam elas dentro do bueiro, o que causa transtorno pra diversas famílias dracenenses”, disse o prefeito.
De acordo com ele, a solução encontrada pode um projeto de lei que estabeleça punições severas para quem for flagrado fazendo isto. “A intenção não é arrecadar, mas estabelecer multas pesadas para essas pessoas que fazem este tipo de coisa. Com punições severas a gente pode melhorar a vida de moradores e empresários que sofrem constantemente com este problema”, afirmou Lemos.
Dois pontos foram mais atingidos, a Rua Ipiranga e a Rua Romênia. “Na Rua Romênia foi feito, logo no início da minha gestão, uma contenção, provisória, mas paliativo para tentar segurar a agua da chuva que desce para lá”, disse ele. Na Rua Ipiranga um carro ficou submerso e há registros de a água chegou a um metro e vinte de altura.
Outra afirmação de André Lemos durante a live foi sobre os novos loteamentos da cidade. “Os novos loteamentos de Dracena terão projetos revistos. Andando por esses locais é possível notar que não há rede de coleta da água da chuva, o que faz com que sobrecarregue o restante da cidade. As pessoas não podem pagar pela falta de estrutura e responsabilidade de quem projetou e aprovou estes projetos”, disse ele.
Histórico de chuvas
Precipitação anual com dados coletados na sede do EDR Dracena (Rua Brasil, 978 – Centro – Dracena-SP)
A média histórica para o mês de janeiros, desde quando se iniciou as medições na cidade, há 67 anos, é de 230,4 mm.
A precipitação em dezembro de 2020 foi 220 mm, acima da média histórica de 172,2 mm. Em 19 anos ocorreram precipitações acima dessa ocorrida em dezembro de 2020. No ano de 1979 no mês de novembro, choveu 348,3 mm e foi a maior precipitação registrada para este mês e nos anos de 1972, 2014 e 2015 não ocorreram chuvas no mês de dezembro.
Neste período analisado a cidade registrou 33 anos com precipitação abaixo da média histórica. Já no ano de 2019 ocorreram 226 mm de precipitação no mês de dezembro.