O Governador João Doria anunciou ontem, 20, que o escritório de São Paulo na China está em contato direto com as autoridades chinesas realizando esforços para agilizar o envio dos novos insumos da vacina Coronavac para o Brasil.
“Temos que estar juntos neste momento e agradecer o apoio da China ao Brasil, especialmente neste momento de dor em que o país já perdeu a vida de 200 mil brasileiros. Quanto mais vacinas tivermos, mais brasileiros serão imunizados mais rapidamente”, afirmou o Governador.
O diretor geral do escritório de São Paulo na China, José Mário Antunes, está acompanhando presencialmente todo processo em Pequim, cidade-sede do laboratório Sinovac Biotech, responsável pela produção do imunizante. “Estou em Pequim para ficar mais próximo dos principais interlocutores, da embaixada brasileira e das autoridades chinesas. Mantenho contato diário com as equipes da Sinovac e a parceria entre Butantan e o laboratório é excelente”, disse Antunes.
A representação comercial criada em agosto de 2019, seis meses antes do início da pandemia em nosso país, tem se mostrado fundamental no enfrentamento ao coronavírus. Graças à atuação do escritório, foi possível mapear e agilizar todos os trâmites de importação de respiradores que salvaram milhares de vidas, além de facilitar diversas outras negociações bilaterais entre a China e o Governo de São Paulo em relação a produtos essenciais para o combate à pandemia.
“A base em Xangai foi fundamental para dar maior celeridade a todo esse esforço para salvar vidas não só no Estado de São Paulo mas em todo o país”, afirmou Wilson Mello Neto, presidente da InvestSP.
Desde a instalação de sua base em Xangai, o Governo de São Paulo atua não apenas no fortalecimento e ampliação de relações econômicas com a China, mas também nas relações institucionais e em múltiplos setores. Com a missão de detectar oportunidades de investimentos e seguir no fortalecimento para aproximação do Estado de São Paulo e China, o escritório foi o primeiro escritório comercial do Estado fora do país. A expectativa é que nos próximos anos São Paulo tenha um total de quatro representações em todo o mundo.