Preocupado com o avanço da pandemia da covid 19 em Dracena, o prefeito André Lemos, reuniu na manhã desta quarta-feira, 20, representantes da sociedade organizada local, para tratar sobre aglomerações, principalmente de jovens, que vêm ocorrendo aos finais de semana. O fato vem chamando a atenção devido ao momento em que estamos vivendo e o Governo Municipal busca tomar medidas com o apoio das Polícias Civil e Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Legislativo e a Associação Comercial e Empresarial (ACE), visando assim que a doença seja controlada no município.
Participaram da reunião na sede do Senai, além do prefeito André Lemos; a secretária de Saúde, Rosemary Souza e o secretário de Gabinete, Governo e Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Parra. Também o diretor do Fórum, juiz de direito Marcus Frazão Frota; promotor de justiça Antônio Simini Junior; capitão Marcelo Cavalcante, responsável pela 1ª Cia da PM e o comandante do 25º Batalhão da PM, coronel Mário Sergio Nonato; delegado seccional da Polícia Civil Nilton Santos Paschoal; presidente da Câmara Municipal, vereador Claudinei Millan Pessoa e o presidente da ACE Luciano Gerlin.
O prefeito André Lemos iniciou a reunião dizendo que não gostaria de adotar uma medida tão drástica, como o toque de recolher na cidade, e, por isso, pretende junto aos demais poderes preparar uma ação o quanto antes para solucionar a aglomeração na Av. Washington Luiz, onde com frequência estão havendo. Também pontuou o problema em chácaras, entre outros locais de festas.
André Lemos deixou bem claro que não gostaria que o comércio pagasse a conta por cidadãos que não estão tendo responsabilidade com o próximo, tão pouco com eles mesmos, correndo o risco de adoecer, levar a doença para os outros e, o pior colaborando para o aumento de óbitos.
Durante a reunião, as autoridades se manifestaram a favor da municipalidade demonstrando apoio a medidas que estão sendo estudas para interromper as aglomerações.
O comandante do 25º Batalhão, coronel Nonato, disse que a PM fará de tudo para aumentar a segurança no local, promovendo fiscalizações.
O delegado seccional Paschoal informou que a Polícia Civil dará total cooperação ao trabalho que for desenvolvido pela Prefeitura. Está sendo cogitado até o uso de drones para ajudar nas fiscalizações, tanto em locais urbanos quanto em áreas de chácaras e outros pontos de lazer.
O promotor de justiça, Simini sugeriu a restrição do horário de funcionamento das conveniências na cidade. Para Simini, a medida que for adotada deveria contar com a participação das cidades vizinhas, já que os pacientes de covid acabarão necessitando de hospitalização em Dracena. “Nos últimos meses, vimos que a situação da pandemia piorou. O número de jovens doentes está aumentando”, ele fez uma afirmação dura, mas que já vem ocorrendo em outras localidades do País: “Não sangramos ainda, mas vamos sangrar, se não for tomada nenhuma medida mais séria com relação a aglomerações de pessoas”.
O juiz Marcus Frazão recordou do problema do som alto há uns 6 anos que a cidade viveu na Av. Washington Luiz, pontuando que ações conjuntas foram adotadas e o problema foi solucionado.
O secretário de Governo, Rodrigo Parra, comentou que uma das medidas adotadas poderia ser a proibição de estacionar em determinados períodos na Washington Luiz.
O prefeito André Lemos finalizou a reunião marcando um novo encontro para esta quinta-feira, a fim de decidir realmente quais medidas serão adotadas para acabar com o problema.