Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 1, em Adamantina, a AMNAP (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), os 22 prefeitos da região se uniram em busca junto ao governador João Doria do entendimento sobre o enfrentamento  no combate a Covid-19 e desenvolvimento regional.

Os prefeitos foram unânimes em solicitar do secretário estadual do desenvolvimento regional Marco Vinholi, que participou da reunião ao lado do coordenador regional Francisco Torturello por vídeo conferencia, a  ampliação estrutural para que a saúde da Nova Alta Paulista possa avançar de fase no Plano São Paulo, com foco para os municípios ligados a DRS(Departamento Regional de Saúde) de Marília, os quais estão há três semanas cumprindo restrição da fase vermelha.

O principal foco dos gestores está na retomada da economia, com a solicitação de mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para as unidades de enfrentamento das Santas Casas ampliarem o tratamento da Covid-19.

Outro ponto discutido pelos prefeitos foi a retomada do ensino presencial, com pedido de mais recursos oriundos do  estado para reforço na educação.

O presidente da Amnap e prefeito de Tupi Paulista, Alexandre Tassoni Antonio (Lê), discorreu sobre o plano para início de um projeto arrojado denominado  ‘Alta Paulista do Futuro’, a exemplo da iniciativa do governo do estado implantado no Vale do Ribeira que deve investir no projeto  “Vale do Futuro”, R$ 1 bilhão em investimentos públicos e o mesmo valor em investimentos privados.

Proporcionando ainda cerca de R$ 3,3 bilhões em concessões para iniciativa privada, com expectativa de se criar 30 mil oportunidades de empregos naquela região.

O secretário de desenvolvimento regional,  Marco Vinholi, interagiu e se posicionou sobre os pontos debatidos pelos prefeitos, solicitando dos gestores um levantamento real sobre a possibilidade de ampliação dos leitos de UTI – COVID.

Quanto a proposta ‘‘Alta Paulista do Futuro’’, o secretário Vinholi se mostrou interessado em conhecer o projeto se colocando a disposição dos prefeitos da Amnap.

O Prefeito Osmar Pinatto de Junqueirópolis que participou da reunião, acompanhado do vice-prefeito Israel Gumiero e o diretor Gustavo Junqueira, falou aos presentes sobre sua preocupação  com o momento de enfrentamento a Covid-19, como também de se oferecer segurança aos alunos e educadores durante o processo do retorno gradual das aulas de forma híbrida.

Outro ponto destacado por Pinatto foi da união de todos na busca de investimentos para região com quebra de paradigmas, a exemplo das conquistas  do AME para Dracena e a Ponte sobre o Rio Paraná  ligando Brasilândia-MS a Paulicéia-SP.