O delegado Nilton Santos Paschoal da Seccional de Polícia de Dracena, responsável pelas unidades da Policia Civil de Junqueirópolis até Panorama, disse na tarde desta quinta-feira, 4, por telefone ao Jornal Regional, que os três Plantões Polos instalados provisoriamente em Dracena, Panorama e Tupi Paulista serão mantidos.

Os Plantões Polos funcionam desde outubro do ano passado. Eles estão ativos nos finais de semana e nos feriados, das 18 horas até ás 8 horas do dia seguinte, está dando certo e devem ser mantidos. Esses plantões atendem as ocorrências e os casos de flagrante que acontecem no período noturno e durante a madrugada nos finais de semana e feriados.

O delegado Paschoal explicou que as ocorrências nos municípios que não são sedes dos plantões polos são atendidas nas unidades no horário normal do expediente de segunda a sexta-feira.

O Plantão Polo de Dracena atende as ocorrências de Junqueirópolis e Ouro Verde, o de Panorama atende Paulicéia e Santa Mercedes e o Plantão Polo de Tupi Paulista os casos de Nova Guataporanga, Monte Castelo e São João do Pau D Alho. “Os plantões polos tem dado certo e devem ser transformados de provisórios a permanente, pois não tem como retroceder. Estamos perdendo funcionários que estão se aposentando, apesar da chegada de alguns novos deles e dos concursos em andamento. Há 20 anos a Polícia Civil tinha 200 funcionários e hoje são 110 e com vários deles para se aposentar”, comentou o delegado Nilton Santos Paschoal.

Para cobrir a redução de policiais o Plantão Central de Dracena, que é sede Plantão Polo está atendendo 24 horas por dia, unificando o atendimento a população durante o dia com um delegado, o escrivão e um investigador.

As ocorrências registradas no plantão são distribuídas para as unidades de competência. O Plantão Central funciona em Dracena no prédio ao lado da Delegacia de Polícia na Rua Martim Afonso.