O Dia Mundial do Gato é comemorado anualmente em 17 de fevereiro.
Esta data foi criada por uma instituição italiana, com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus tratos contra os gatos.
A ideia se espalhou por todo mundo. Diversas ONG’s e instituições de apoio aos animais, aproveitam esta data para promover a adoção de gatos abandonados, que é outra meta essencial.
Os felinos domésticos também têm um outro dia dedicado exclusivamente para eles: 8 de agosto, conhecido como Dia Internacional do Gato.
Nesta data, criada em 2002, por iniciativa da International Fund for Animal Welfare, o objetivo também é debater e conscientizar os donos como cuidar corretamente dos seus gatos.
Entender alguns comportamentos e necessidades básicas dos gatos é um passo importante para quem deseja ser um bom dono.
Os gatinhos ainda são protagonistas ao longo do ano do Dia de Abraçar Seu Gato (em 4 de junho), o Dia Nacional do Gato (em 29 de outubro, nos Estados Unidos) e o Dia Nacional do Gato Preto (em 17 de novembro, também nos EUA).
Mesmo não existindo um Dia do Gato oficial no Brasil, estes animais de estimação são bastante queridos dos brasileiros.
De acordo com censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem aproximadamente 22,1 milhões de gatos nas casas do país.
Alimentação
Compre ração de boa qualidade e sirva de forma gradativa durante o dia. Patês com sabor especial podem ser servidos periodicamente para o animal como uma forma de agradá-lo. Além disso, o leite é a sobremesa dos gatos, eles adoram e não vivem sem.
Água
A água é tão importante para os gatos como é para os seres humanos. Sempre sirva para o seu animal de estimação água filtrada e troque o conteúdo da vasilha por pelo menos duas vezes ao dia, o ideal é trocar 3 vezes. Dessa forma a água estará sempre fresquinha.
Brincadeiras
Sempre arranje um tempinho para brincar com o seu gato. Isso o estimula a ter uma vida mais tranquila. Você pode produzir os brinquedos na sua própria casa , gastar muito pouco e garantir a diversão.
Cama
Gato ama conforto e proporcionar isso para ele na hora do sono é uma prova de amizade. A cama pode ser comprada em algum Pet shop ou de papelão, feita em casa mesmo. O importante é que ela seja acolchoada e tenha um cobertor para animais.
Caixa de areia
Os gatos aprendem a fazer as necessidades fisiológicas na caixa de areia por conta própria. Manter a caixa sempre limpa e cheia de areia é essencial, caso contrário ele começará a urinar em outros lugares e a limpeza será mais complicada.
Higiene
Mesmo sendo famosos por odiarem água, os gatos precisam tomar banho mesmo que eles sejam muito higiênicos por natureza. Além disso, é muito importante cortar as unhas dos bichanos e escovar para evitar o surgimento de bolas de pelo.
Plantinhas
Gatos adoram roer plantinhas. Deixe sempre algumas expostas. Isso contribui no sentido fisiológico.
Amigos
Outro item dos cuidados com gato é permitir que ele se relacione com outros animais, seja gatos, cachorros ou calopsitas, por exemplo. Esse tipo de relação é muito importante para a vida deles.
Veterinário
Faça visitas frequentes ao veterinário. Os gatos podem ser afetados por diversos tipos de doenças e também necessitam de cuidados em relação a saúde.
Adestramento
Os cuidados com gato também estão presentes na hora da educação. Jamais utilize de violência na relação com o seu gato. Você pode cortar o leite, por exemplo, como forma de castigo.
Fonte: https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/2016-07-29/cuidados-gato.html