A Divisão Municipal de Educação de Junqueirópolis juntamente com a Comissão de Educação de Gerenciamento da Pandemia da COVID-19 e Secretaria da Saúde, em ação conjunta durante esse mês de janeiro, elaboraram um protocolo de possível retomada das aulas na rede de ensino do município. As escolas municipais estão equipadas e preparadas com todos os materiais de segurança e sanitização para começarem o ano letivo, seguindo rigorosamente os protocolos de saúde.
Tanto nos Centros Educacionais Infantis como nas Escolas de Ensino Fundamental I acontecerá, na próxima semana, um acolhimento das famílias, momento esse que será organizado com muita cautela e com horários agendados pela própria escola. Cada escola deve fazer um cronograma para que as crianças e seus pais conheçam a professora.
No decorrer desse início do ano letivo a escola organizará as ações sempre em acordo com as famílias a fim de buscar as melhores estratégias para atender os alunos. No entanto, a partir do mês de março as escolas planejam uma retomada em sistema híbrido com alguns atendimentos presenciais e atividades remotas. A equipe de gestores da Divisão de Educação ressalta que esse cronograma de atividades será revisto e analisado de acordo com o momento e os acontecimentos que estão ligados diretamente com a pandemia, seguindo os decretos e orientações dos órgãos responsáveis pelo Gerenciamento da Pandemia.
É sabido que, mesmo com todo esforço da escola e das famílias em manter o vínculo escolar das crianças com as atividades durante o período de isolamento, os impactos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social já são notórios. O momento é de incertezas, mas com muito respeito à vida de todos e ao direito de aprender das crianças, a parceria escola e família é essencial neste momento para a promoção da equidade e da qualidade de ensino para todas as crianças. (Com informações/Prefeitura de Junqueirópolis)