A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, divulgou ontem, 15, o boletim informativo com a atualização de casos de covid-19 na cidade.
Foram confirmados mais 55 novos casos da doença em relação ao boletim da última sexta-feira, 12. Ao todo, já foram 2.556 confirmações da doença em Dracena. Deste total, 18 dracenenses estão em tratamento hospitalar e 408 pessoas em isolamento domiciliar, segundo a prefeitura local.
São consideradas curadas do novo coronavírus 2.083 pessoas. Além disso, a cidade acumula 50 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Todos os suspeitos em isolamento domiciliar de acordo com a prefeitura.
O número total de casos ativos na cidade está em 426 pessoas. Os casos ativos são aquelas pessoas que neste momento estão portando o vírus. É vital que se faça o isolamento corretamente.
Pior média móvel de novos casos
Com a soma dos casos confirmados nesta segunda-feira, Dracena atingiu novamente o pico de contágio da doença na cidade. Atualmente, a média móvel diária está em 38,5 casos por dia. A média móvel mostra a real situação da doença, já que leva em consideração a média dos últimos sete dias, tirando a sub notificação nos finais de semana.
UTI da Santa Casa de Dracena segue com 100% de ocupação
O boletim de ontem, 15, da Santa Casa de Dracena sobre o covid-19 informava que dez pacientes positivos para a doença estavam internados na UTI COVID e outros oito, que também testaram positivo para a covid-19, estavam em tratamento na enfermaria, com isso, eram 18 internações com pacientes positivados.
Com relação aos casos suspeitos do novo coronavírus, existe um paciente internado em um leito de enfermaria no hospital.
Vale lembrar que a Santa Casa atende moradores de todos os moradores da microrregião de Dracena
Com isso, a Santa Casa de Dracena segue com 100% dos leitos de UTI ocupados para a covid-19 somando-se os dez casos confirmados.
Já os leitos de enfermaria estão com 85,7% de ocupação entre suspeitos e confirmados para a covid-19. São 12 leitos de enfermaria exclusivos para a covid que estão ocupados dos 14 disponíveis no hospital.
Crescimento desenfreado
Como é possível notar no gráfico abaixo elaborado pela reportagem do JR, entre 24 de agosto e 16 de setembro, a cidade Dracena viveu a primeira onda de contágio durante a pandemia do novo coronavírus.
Neste período de 24 dias, a média móvel de novos casos estava em 13,7. Durante praticamente um mês, Dracena registrou uma estabilidade de novos casos da doença. Diferentemente do que visto entre agosto e setembro de 2020, entre 4 de janeiro e 12 de fevereiro, não é possível notar estabilização de novos casos.
O gráfico indica um crescimento escalonado e continuo neste período de 40 dias. Até aqui, não há sinais de estabilização do contágio, muito menos de queda. Para ser ter ideia, a média móvel neste período marca 26 novos casos por dia em média.
Ou seja, durante quarenta dias, Dracena não conseguiu conter o avanço da doença em nenhum momento e o gráfico mostra isso.
O que fazer agora?
A única forma de evitar que a situação piore é fazendo o distanciamento social de forma correta. Ligue para o 190 da Polícia Militar para denunciar aglomerações. Não existe outra saída a não ser seguir a risca o isolamento social, o uso de máscaras e álcool em gel, além de evitar aglomerações.
Com a Santa Casa local praticamente cheia, é possível que não exista como tratar casos graves da doença.
Hoje, a taxa de letalidade da doença está em 2,19%. A tendência, caso a situação siga se agravando como é possível prever, é que este número aumente nas próximas semanas.