O município de Dracena e a Santa Casa local assinaram no dia 12 de fevereiro, convênio restabelecendo serviço de cirurgia geral, que incluem cirurgias eletivas e pequenas cirurgias. O serviço de cirurgias eletivas na rede pública municipal de saúde não era mais realizado na cidade há 8 anos, associada a demanda crescente, ocasionando, principalmente um estoque de cirurgias eletivas sem precedentes, que sem a atenção tem como evolução o agravamento.
O serviço conveniado passou a ser executado desde segunda-feira, dia 15de fevereiro, pelo prazo de 12 meses, com a previsão de realização de 480 cirurgias no total, sendo 40 cirurgias eletivas por mês e 80 pequenas cirurgias.
O valor do convênio anual será de R$ 600 mil, com recursos próprios da Prefeitura, para realização de cirurgias na especialidade de cirurgia geral, como vesícula, hérnia, fimose, fissura anal, hemorroida, entre outras.
Serão atendidos os pacientes moradores de Dracena, com a ordem sequencial organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública.
A Santa Casa tem a equipe de cirurgiões composta pelos médicos Aline Damasceno de Avance; José Roberto Teixeira Júnior e João Paulo Senerini; os médicos anestesistas são Paulo Celso Osaki; João Gabriel de Oliveira Lima Aguiar Ayres; Vinicius Assenço Alves dos Santos e Dalton Kenji Watanabe.
Com o convênio ficou ajustado médico da clínica cirúrgica plantonista, cirurgião geral em tempo integral pelo sistema misto à disponibilidade no período noturno ou presencial no período diurno, com suporte ao Pronto Atendimento Municipal de Dracena, que ao surgirem casos de pacientes que necessitem do atendimento de cirurgião geral no PAM, o médico plantonista cirurgião geral do hospital prestará o serviço de suporte ao PAM para a primeira avaliação, transferindo, sendo o caso, o paciente para passar pelo procedimento na Santa Casa. Até então, essa especialidade de cirurgia geral estava com lacunas na escala mensal.
“Sabemos a importância e da necessidade de ter um profissional médico para oferecer suporte aos atendimentos do Pronto Atendimento, todos os dias, 24 horas por dia, porque os casos de urgência e emergência não esperam”, frisou o prefeito André Lemos.
Com o suporte do especialista de cirurgia geral ao PAM, as 9 especialidades médicas oferecidas pela Santa Casa de Dracena: cirurgia geral, anestesiologia, cardiologia, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, radiologia, ortopedia e traumatologia, neonatologia e pediatria, ficam completas para recepcionar as internações.